Acerca das tecnologias e dispositivos LAN, MAN e WAN, julgue...
Switches são dispositivos pelos quais se encaminham e se filtram, em determinados casos, quadros entre segmentos de redes locais. Nos switches de nível 2, cada porta apresenta um domínio de colisão correspondente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos discutir a questão e entender por que a afirmação é correta. Os switches são equipamentos fundamentais em redes de computadores, operando principalmente na camada 2 (camada de enlace) do Modelo OSI. Eles são responsáveis pelo encaminhamento de quadros (frames) dentro de uma rede local (LAN), utilizando endereços MAC para determinar a porta de destino para cada quadro recebido.
Uma das principais características dos switches é a capacidade de eliminar colisões em uma rede Ethernet dividindo a rede em domínios de colisão. Isso é feito atribuindo um domínio de colisão único a cada uma de suas portas. Em outras palavras, os dispositivos conectados a portas diferentes de um switch não compartilham o mesmo domínio de colisão, o que significa que quadros enviados simultaneamente em portas diferentes não irão colidir.
Essa funcionalidade de separação de domínios de colisão é especialmente relevante em redes que utilizam o método de acesso CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection), como era comum em redes Ethernet mais antigas. Com a presença de switches, cada porta possui uma largura de banda dedicada, permitindo um desempenho superior em comparação com hubs, que compartilham a largura de banda e possuem um único domínio de colisão para todas as suas portas.
Além disso, os switches podem ter funcionalidades de filtragem, o que permite que eles decidam se um quadro deve ser encaminhado ou descartado com base em regras de segurança ou listas de controle de acesso (ACLs).
Portanto, a afirmação de que nos switches de nível 2, cada porta apresenta um domínio de colisão correspondente é verdadeira e reflete corretamente o funcionamento desses dispositivos em redes de computadores. Sendo assim, a alternativa C - certo é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
São os switches tradicionais, que efetivamente funcionam como bridges multi-portas. Sua principal finalidade é de dividir uma LAN em múltiplos domínios de colisão, ou, nos casos das redes em anel, segmentar a LAN em diversos anéis.
Ja dominio de broadcast seria por Vlan!
1. SWITCH - LAYER 2
Funciona como uma BRIDGE MULTIPORTAS;
MAIOR CAPACIDADE de COMUTAÇÃO de FRAMES;
Envio de forma UNICAST ou MULTCAST.
RECONHECE o MAC ADRESS - ao receber um quadro, o switch AMAZENA em uma TABELA (CAM - Content Address Memory);
CRIA VLANs, mas NÃO faz a INTERCONEXÃO ENTRE ELAS;
INTERCONEXÃO de ENLACES HETEROGÊNEOS (Ficha, UTP, etc.).
2. SWITCH - LAYER 3
FAZ TUDO QUE O LAYER 2, ALÉM DE:
Funcionar como um ROTEADOR, MAIS RÁPIDO e SOFISTICADO;
CRIA REDES VIRTUAS (VLANS);
RECONHECE IP.
Switch
Conserva/um domínio de broadcast (o mesmo pra todas as portas)
Divide domínio de colisão (cada porta é um)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo