Os autores afirmam que a obra de Érico Veríssimo apresenta ...
A obra do ficcionista, já perfeitamente definida, abrange duas etapas: uma que se estende de Clarissa a O resto é silêncio; outra que compreende o romance cíclico O tempo e o vento. No primeiro caso, podemos falar também numa realização seriada, unificando determinados romances que, não obstante, podem ser tomados isoladamente. Seu traço de união é determinado pela presença contínua e entrelaçada de certos personagens, destacadamente os pares Vasco-Clarissa e Noel- Fernanda, que se completam entre si e demonstram a solução ideal que o romancista pretende encontrar para as crises morais e espirituais do homem no mundo atual. Na segunda fase, o romancista preocupa-se com a investigação das origens e formação do seu Estado natal. Realiza então a obra cíclica que recebeu a denominação geral de O tempo e o vento, de proporções verdadeiramente épicas. Retoma a experiência técnica e expressiva da primeira fase, em que foi fecunda a influência de romancistas norte-americanos e ingleses.
(Adaptado de Antonio Candido e José Aderaldo Castello. Presença da Literatura Brasileira. II. Modernismo. 10.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 366-7)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão difícil. A maioria do pessoal deve ter marcado a letra E, mas é letra A mesmo.
Só dá para perceber que as duas fases têm em comum a continuidade quando o autor fala que "no primeiro caso (...) seu traço de união é determinado pela presença contínua e entrelaçada" e "realiza então a obra cíclica", no caso da 2ª fase.
Ou seja, mesmo as obras do primeiro caso sejam temas isolados, o traço de união é percebido tendo em vista a composição dos personagens. Já a segunda fase tem toda a história cíclica da origem do RS que é contada em O tempo e o vento. Dessa forma, as duas fases tem em comum a continuidade.
Gab:a
"realização seriada" e "obra cíclica". Esses são os termos que afirmam que as obras têm em comum a continuidade entre os romances que as compõem.
Questão difícil. Usei um pouco do conhecimento de literatura para resolvê-la, porque o texto deixa bem disfarçada a resposta correta.
A segunda fase dos romances de Érico é um conjunto de romances que estão agrupados em O tempo e o vento. Desse modo, a continuidade é mais marcante na segunda fase, apesar de existir uma espécie de continuidade/seriada na primeira fase.
Vida longa e próspera, C.H.
e) são inteiramente distintas, tanto no que se refere aos personagens e à ambientação, como aos procedimentos formais na composição dos romances.
O que me faz saber que essa é a alternativa INCORRETA é esse trecho:
Na segunda fase, o romancista preocupa-se com a investigação das origens e formação do seu Estado natal. Realiza então a obra cíclica que recebeu a denominação geral de O tempo e o vento, de proporções verdadeiramente épicas. Retoma a experiência técnica e expressiva da primeira fase, em que foi fecunda a influência de romancistas norte-americanos e ingleses.
Logo, se o autor RETOMA a mesma técnica que usou na primeira fase, os procedimentos formais na composição dos romances não podem ser distintos.
GABARITO A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo