Sobre o texto, é CORRETO afirmar que: I– A concentração de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248896 Comunicação Social
Leia o texto a seguir e responda a questão:

“Conforme pesquisa realizada [em 2013] pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), existem hoje no Brasil 9.477 veículos ligados a 183 grupos nacionais e regionais. Deste total de veículos, 25,56% se relacionam com pelo menos uma das 54 redes de rádio e televisão existentes no país. Ainda de acordo com a pesquisa,existem 34 redes nacionais de TV, com 1.512 veículos associados, e 20 redes de rádio (11 FM e 9 AM), com 910 emissoras. Do total, sete atuam apenas regionalmente, ou seja, no máximo em dois estados. Tanto no caso do rádio quanto da TV, o controle se dá de forma direta (cabeça-de-rede detém a propriedade) ou indireta (veículo pertence a um grupo afiliado), por meio de grupos regionais ou nacionais. Do total de 183 grupos de comunicação, 142 possuem abrangência regional (atuação em até dois estados), controlando diretamente 688 veículos, e 41 nacionais, com 551 veículos. A pesquisa conclui que “em termos de veículos, ficou patente a desigualdade regional. Quase 50% dos 9.477 veículos estão localizados na região Sudeste.”
(Observatório da Imprensa, ed. 1053. Disponível em:<http://bit.ly/concursocolombo> . Acesso em 06.set.2019) 
Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:
I– A concentração desproporcional de veículos de comunicação mantém as outras regiões dependentes dos grandes grupos localizados na Região Sudeste. II– Por “afiliada”, entende-se um veículo de comunicação com conteúdo autossuficiente, independente de cabeças-de-rede. III– Por “cabeça-de-rede” entende-se a emissora líder da cadeia de rádio, TV ou outro veículo de comunicação, também conhecida como geradora. IV– Grandes conglomerados de comunicação exercem pressão sobre o governo com o fim de evitar a limitação, por lei, da propriedade de muitos veículos midiáticos por um mesmo grupo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Vamos entender por que essa é a escolha certa e analisar as outras alternativas.

O tema central da questão é a concentração e distribuição de veículos de comunicação no Brasil, abordando aspectos como controle de redes, regionalização e influência dos grandes conglomerados midiáticos. Para resolver a questão, é necessário compreender conceitos como "cabeça-de-rede", "afiliada" e as consequências da concentração de veículos em uma determinada região.

Justificativa da Alternativa Correta (D):

A afirmativa I está correta. O texto menciona a desigualdade regional, destacando que quase 50% dos veículos estão na região Sudeste, o que implica uma concentração desproporcional que pode tornar as outras regiões dependentes dos grupos sediados nesta área.

A afirmativa III está correta. No contexto de redes de comunicação, a "cabeça-de-rede" é de fato a emissora líder ou geradora, responsável por distribuir conteúdo para as afiliadas.

A afirmativa IV está correta. Historicamente, grandes grupos de comunicação exercem influência sobre governos para evitar legislações que limitem sua capacidade de deter múltiplos veículos, embora o texto não explicite isso, é um entendimento comum no estudo de comunicação pública.

Análise das Alternativas Incorretas:

A afirmativa II está incorreta. A definição de "afiliada" no contexto do texto refere-se a veículos que, ao contrário do que é afirmado, não são autossuficientes, mas sim dependentes da cabeça-de-rede para o conteúdo principal. As afiliadas aceitam conteúdo e diretrizes da rede à qual estão vinculadas.

Portanto, a alternativa D é a única que contém todas as afirmativas corretas, considerando o contexto apresentado no texto de apoio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo