Se o texto dado trata de estereótipos, a partir do trecho s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248905 Jornalismo
Leia o texto a seguir e responda a questão.

“ESTEREÓTIPOS
Cada um de nós vive e trabalha numa pequena parte da superfície da Terra, move-se num pequeno círculo, e destas coisas familiares conhece somente algumas intimamente. Das ocorrências públicas que têm largos efeitos vemos, na melhor das hipóteses, somente uma fase e um aspecto. Isso é tão verdade para os eminentes bem-informados que rascunham tratados, fazem as leis e dão ordens, como para aqueles para os quais os tratados foram estabelecidos, para quem as leis foram promulgadas, e as ordens foram dadas. Inevitavelmente nossas opiniões cobrem um largo espectro, um longo período de tempo, um número maior de coisas que podemos diretamente observar. Elas têm, portanto, que ser formadas de pedaços juntados do que outros nos relataram e do que podemos imaginar.”
LIPPMAN, W., 2008, p. 83)
Se o texto dado trata de estereótipos, a partir do trecho sublinhado é CORRETO afirmar que:
I– A opinião pública é moldada somente por instituições, como o Governo e a Economia; aspectos individuais ficam a cargo da esfera pública. II– A formação de estereótipos contribuem também para aspectos sociais negativos, como o preconceito e a censura. III– A opinião pública também é uma construção social obtida a partir de narrativas fragmentárias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

O tema central da questão é a formação de estereótipos e como eles influenciam a opinião pública. O trecho de Walter Lippmann destaca que nossas opiniões são formadas a partir de informações fragmentárias, destacando a influência de relatos externos e imaginação na construção dessas opiniões.

A alternativa correta é a alternativa C, que afirma: "Somente as afirmativas II e III estão corretas". Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê:

II – A formação de estereótipos contribuem também para aspectos sociais negativos, como o preconceito e a censura. Esta afirmativa está correta, pois os estereótipos são simplificações que podem levar a julgamentos injustos e preconceitos, influenciando negativamente a sociedade.

III – A opinião pública também é uma construção social obtida a partir de narrativas fragmentárias. Esta afirmativa também está correta. Lippmann explica que nossas opiniões são formadas a partir de fragmentos de informações e relatos, o que está alinhado com essa ideia de construção social.

Vamos agora examinar a afirmativa incorreta:

I – A opinião pública é moldada somente por instituições, como o Governo e a Economia; aspectos individuais ficam a cargo da esfera pública. Esta afirmativa é incorreta. O texto de Lippmann mostra que a opinião pública é uma construção mais ampla, não restrita apenas a instituições. É influenciada por diversos fatores, incluindo relatos individuais e imaginação.

Portanto, a alternativa C é a correta, pois apenas as afirmativas II e III correspondem à análise correta do tema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo