Uma paciente, 22 anos, com 35 semanas de gestação, ingresso ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133353 Odontologia
Uma paciente, 22 anos, com 35 semanas de gestação, ingresso tardio no pré-natal odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS), sem nenhuma doença sistêmica, normotensa, chega ao consultório odontológico queixando-se de “dor insuportável” no elemento 37 e relatando: “o meu dente quebrou completamente quando eu estava comendo pão”. Ao exame clínico, cirurgião dentista detectou a presença de um elemento dental completamente destruído. Após a realização de exame radiográfico periapical, decidiu pela sua exodontia. Baseado nessas informações, assinale a alternativa que corresponde à conduta mais adequada relacionada à técnica e à solução anestésica que deverá ser utilizada na paciente. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A conduta mais adequada relacionada à técnica e à solução anestésica que deverá ser utilizada na paciente descrita na questão é a alternativa D, que indica o uso da técnica de bloqueio do nervo pterigomandibular, com o complemento dos nervos lingual e bucal, por meio da injeção lenta de solução anestésica à base de lidocaína 2%, com epinefrina de 1:100.000 ou 1:200.000. Essa técnica é a mais indicada para procedimentos de exodontia, já que proporciona uma anestesia eficaz na área afetada. Além disso, a lidocaína é uma das substâncias anestésicas mais seguras e amplamente utilizadas em odontologia, com baixo risco de efeitos colaterais ou reações adversas. Por outro lado, as outras opções de solução anestésica e técnicas de anestesia apresentadas na questão não são as mais indicadas ou seguras para o caso em questão.

Não existe NERVO pterigomandibular, é a técnica de anestesia pterigomandibular que vai anestesiar os NERVOS alveolar inferior, lingual e bucal

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo