Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2017 - EBSERH - Pedagogo - (HUGG-UNIRIO) |
Q769025 Administração Geral

Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:

I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.

II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.

III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.

IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre estratégia de diferenciação de Porter.


Diante disso, vamos a uma breve explicação.


Para Porter (1998), as Estratégias Genéricas auxiliam a entender o posicionamento de uma empresa dentro de sua indústria, se a rentabilidade de uma empresa está abaixo ou acima da média da indústria. A base fundamental do desempenho acima da média a longo prazo é reputada como sendo a vantagem competitiva sustentável. Para que uma organização possua desempenho acima da média é necessário que detenha as três estratégias genéricas: liderança de custo, diferenciação e enfoque.
A diferenciação está atrelada a identificar a diferença oferta pela empresa em relação aos seus concorrentes, o qual ocorre através de uma diferenciação competitiva. Essa diferenciação pode ocorrer sob as formas de marcas e atendimento personalizado, entre outras. Embora a estratégia de diferenciação seja eficiente, pode apresentar alguns riscos para a organização, segundo Porter os riscos são:
·         Diferencial de custo – diferencial de custos entre as concorrentes e a empresa diferenciada pode torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca. Sendo necessário, em alguns casos, o sacrifício das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos;

·         Necessidade dos clientes no que concerne ao fator de diferenciação pode diminuir, esse fato pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados;

·         Imitação pode ocasionar a redução da diferenciação percebida, isso ocorre quando o setor amadurece.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.

I)       CERTO. A assertiva trouxe a literalidade do que Porter aborda, pois, o diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação mantenha lealdade à marca. Os compradores/clientes optam por deixar de lado os serviços diferenciais (serviços, imagens) em troca de economia de custo.

II)    CERTO. A assertiva aborda o que foi mencionado anteriormente, uma vez que o diferencial de custos é um risco citado por Portes, é esse risco pode comprometer algumas características, serviços ou imagem da empresa em detrimento de economia de custos.

III) CERTO. A necessidade dos clientes em relação a diferenciação pode sofrer uma queda, isso pode estar ligado ao fato dos compradores estarem se tornando mais sofisticados.

IV) ERRADO. A imitação pode reduzir a diferenciação percebida, esse fenômeno ocorre quando setor amadurece.





Gabarito do professor
: Letra “D"

Fonte: PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da estratégia competitiva. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para e empresa a adota, que são os seguintes:
• o diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos;
• a necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados;
• a imitação reduz a diferenciação percebida, uma ocorrência comum quando o setor amadurece.

Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/estrategia-generica-de-diferenciacao/

O diferencial do produto é importante desde que não haja grandes diferenças de custos. Entre uma cerveja brahma e uma baden baden, eu compraria a brahma devido à grande diferença de preço, afinal vale mais comprar três do que uma. À medida que o comprador obtém um poder aquisitivo mais elevado, esses fatores diminuem de importância.

 

IV - ERRADA. Quanto mais o setor amadurece, isto é, cresce no mercado, maior a tendência a ser imitado por alguém, portanto mais comum.

 

para quem não tem acesso. gaba: D

Essa relação da III me deixou confuso. Não ficaria mais coeso:

 

A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação aumenta. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.

 

 

Ora, se sou sofisticado (leia-se rico) não vou comprar o Wolks. Com toda certeza do mundo, irei de BMW para cima (no mínimo); já que é diferenciado e conforme fosse ficando mais rico mudaria para Porsche, Ferrari, Bugati etc.

Redação péssima!! Dá nojo de ler as assertivas. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo