iente de 31 anos, G2P2C1A0, com 26 horas pós-parto cesáreo ...
Ao exame físico: bom estado geral, hipocorada (+/4+), hidratada, anictérica, acianótica, a febril ao tato e eupneica. PA: 100 x 70 mmHg. Pulso: 100 bpm. SpO2: 98% em ar ambiente. Abdome globoso, timpânico, distendido, com ferida operatória limpa e seca, sem sinais de flogose, útero contraído 2 cm acima da cicatriz umbilical, com dor a palpação de andar inferior, sem sinais de irritação peritonial, ruídos hidroaéreos presentes. Genitália feminina típica, com evidência de loquiação sanguinolenta, de aspecto fisiológico, em fralda. Extremidades sem edema ou sinais de trombose venosa profunda, com pulsos periféricos amplos e simétricos, palpáveis nas 4 extremidades distais.
Com base no ora exposto, assinale a alternativa correta que apresenta o diagnóstico e conduta mais prováveis, respectivamente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atonia Uterina é a incapacidade de contração do útero (miométrio) após o parto, ocorrendo, em consequência, uma hemorragia genital muito abundante.
Bexigoma é uma condição na qual a bexiga fica distendida por acúmulo de urina, aliás pode ser entendida também como retenção urinária. Esse problema acontece quando, por alguma razão, a bexiga é impedida de se esvaziar completamente, ficando muito cheia e dilatada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo