Cepas de micobactérias foram isoladas a partir de dois escar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q568569 Biomedicina - Análises Clínicas
Cepas de micobactérias foram isoladas a partir de dois escarros espontâneos, obtidos em dias consecutivos, de paciente sintomático respiratório, com histórico de tuberculose pulmonar anterior. As cepas foram semeadas emmeio Löwestein-Jensen contendo piruvato. Posteriormente,após confirmação da pureza e coloração de Ziehl-Neelsen, apartir do crescimento, testes fenotípicos convencionais foramrealizados com resultados idênticos entre as cepas edescritos a seguir.

Crescimento ótimo a 25 e 35°C, teste de niacina negativo,produção de arilsulfatase após 3 e 15 dias e de urease,redução positiva de nitrato, produção de pigmentação, após exposição à luz, ausência de crescimento em ágar nutriente,em meio de Sauton contendo ácido pícrico, ou em meiocontendo NaCl a 5%, ausência de produção de β-galactosidase, e redução negativa do telurito.

Sobre a espécie correspondente à descrição fenotípicaacima, assine a alternativa correta. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Baseado na descrição fenotípica apresentada, a espécie de micobactéria que melhor se encaixa é a Mycobacterium kansasii. As outras opções podem ser descartadas pelos resultados negativos em testes específicos mencionados, como o teste de niacina negativo (descartando a possibilidade de M. bovis), o teste de redução negativa do telurito (descartando a possibilidade de M. marinum), a ausência de produção de β-galactosidase (descartando a possibilidade de M. avium e M. abscessus), entre outros. A M. kansasii é uma micobactéria não tuberculosa que causa doença pulmonar semelhante à tuberculose e cresce bem em meio Löwestein-Jensen contendo piruvato, como descrito na questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo