Considerando que o Serviço de Proteção Social Básica no Domi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q979157 Serviço Social
Considerando que o Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosos tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento, sobre o assunto, marque a alternativa ERRADA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E. Vamos entender o motivo.

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos é uma iniciativa prevista na Política Nacional de Assistência Social que tem como principal objetivo a preservação de vínculos familiares e sociais de seus beneficiários. A questão apresentada aborda diferentes aspectos desse serviço, desde a inclusão social até o planejamento de ações específicas.

As alternativas A, B, C e D estavam corretas, pois:

  • A: Descreve a necessidade do serviço promover o acesso dos usuários a outros serviços socioassistenciais e políticas setoriais, o que está em conformidade com as diretrizes da política de assistência social.
  • B: Refere-se à inclusão dos usuários e familiares no sistema de proteção social e nos serviços públicos, o que é um dos objetivos do serviço.
  • C: Cita o Plano de Desenvolvimento do Usuário - PDU, que é uma ferramenta de planejamento e acompanhamento das ações, condizente com a prática do serviço social de elaborar planos individualizados.
  • D: Destaca a necessidade de planejamento das ações pelo serviço social, incluindo a territorialização e a referência ao CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social, ou à equipe técnica de Proteção Social Básica, quando não houver CRAS.

Entretanto, a alternativa E foi marcada como a resposta errada porque contraria a natureza do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, que não deve ter um caráter extensivo aos familiares. Embora possa envolver ações de apoio e orientação aos familiares, o serviço tem foco no indivíduo com deficiência ou idoso. Dessa forma, a afirmação de desenvolver "ações extensivas aos familiares" não ressalta adequadamente o caráter protetivo do serviço, que visa atender diretamente à pessoa com deficiência ou idosa em sua singularidade e necessidades específicas.

É essencial compreender que o serviço social dentro do contexto da Assistência Social trabalha com a promoção de autonomia e fortalecimento dos usuários, e não simplesmente com a extensão de ações para familiares, a menos que isso faça parte de uma estratégia de intervenção planejada e focada nas necessidades do usuário principal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual este Art?

Essa questão é sobre a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, sobre a Tipificação Nacional de Serviços socioassistenciais. pág. 25

Resposta E

e) Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter protetivo do serviço.

Questãozinha cruel, trocou o termo PREVENTIVO por PROTETIVO, o que deixou o item E errado.

Os demais estão corretos, estão nos termos da resolução.

Resolução CNAS nº 109/2009. Página 15

O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço. 

Alguém pode explicar a letra C?

Banca cruel!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo