Dentre os fenômenos cadavéricos transformativos, tem-se a

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930678 Medicina Legal
Dentre os fenômenos cadavéricos transformativos, tem-se a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES:  MUMIFICAÇÃO, SAPONIFICAÇÃO e CORIFICAÇÃO

FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS DESTRUTIVOS:  AUTÓLISE, PUTREFAÇÃO e MACERAÇÃO

A) INCORRETO- “Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte. Sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos. Este processo passa por duas fases: na primeira (fase latente) as alterações são apenas no citoplasma da célula; na segunda (fase necrótica) há comprometimento do núcleo com o seu desaparecimento. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1031.

B)INCORRETO- A putrefação cadavérica (classificada, segundo Borri, como fenômeno TRANSFORMATIVO) consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. Entre os mais influentes fatores que interferem na decomposição cadavérica destacam-se a temperatura, a areação, a umidade do ar, o peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto e a causa da morte.

C)INCORRETO-MACERAÇÃO- processo transformação em que há destruição dos tecidos moles do cadáver através da ação prolongada de líquidos, fazendo com que a pele fique enrugada e esbranquiçada.

D)INCORRETO- MUMIFICAÇÃO-condição essencial para que ocorra é a falta de umidade. FRANÇA explica que: "o cadáver mumificado apresenta-se reduzido em peso, pele dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida, cabeça diminuída de volume, a face conserva vagamente os traços fisionômicos; os músculos, tendões e vísceras destroem-se pela pressão leve, transformando-se em pó, e os dentes e as unhas permanecem bem conservados". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1.044

E)CORRETO- SAPONIFICAÇÃO- também conhecida como ADIPOCERA- comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS DESTRUTIVOS

 

AUTÓLISE: é o processo de destruição das células caracterizada pela ação das suas próprias enzimas.

 

PUTREFAÇÃO: é a decomposição da matéria orgânica por ação de diversos micro-organismos, como germes e bactérias, que estejam presentes ou não no corpo humano. Tal fenômeno depende das condições climáticas, do solo,  da falta de oxigênio, ação de bactérias de decomposição, flora e fauna cadavéricas etc. A putrefaçaõ passa por 4 fases: 1) coloração; 2) gasosa; 3) coliquativa; 4) esqueletização

 

MACERAÇÃO: processo de transforamação no qual há destruição dos tecidos moles do cadáver, pela ação prolongada de líquidos. Ex: feto retido no útero materno,

 

FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES

 

MUMIFICAÇÃO: ocorre, aproximadamente, após o 2º ou 3º mês desde a morte. A origem atribuída à mumificação é química, e tal quadro pode ser provocado ou artificial (embalsamamento), geral ou local, espontâneo ou natural, superficial ou profunda. Para que esse processo seja concretizado, uma condição essencial é a falta de umidade. No entanto, fatores individuais como a composição física, peso e altura podem ser decisivos.

 

SAPONIFICAÇÃO: é também chamada de ADIPOCERA  e ocorre mais no casos de covas múltiplas, catástrofes etc. É um fenômeno que transforma o tecido do corpo em substância amarelo-acinzentada, untuosa, mole ou quebradiça. Para que isso ocorra, há necessidade de um meio excessivamente úmido, quente e pouco arejado.Não é um processo inicial; se dá em torno de 1 a 3 meses após a morte.

 

Fonte: Sinopse Juspodivm 41.  Medicina Legal. Wilson Luiz Palermo Ferreira.

b) Saponificação - A saponificação é um processo transformativo conservador do cadáver que ocorre de forma espontânea; tem relevante importância médico-legal porque permite realizar uma série de exames algum tempo depois da morte. Geneval Veloso de França explica que a saponificação não é um processo inicial: ?surge depois de um estágio mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres?.

Abraços

A) ERRADA - (FENÔMENO TRANSFORMATIVO DESTRUTIVO) - não é decorrente da água. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos. É a morte das células.

B) ERRADA - (FENÔMENO TRANSFORMATIVO DESTRUTIVO) - o erro da alternativa é afirmar que ocorre antes da autólise.

C) ERRADA - (FENÔMENO TRANSFORMATIVO DESTRUTIVO)- não ocorre em qualquer tempo de gestação, mas do 6º ao 9º mês, conforme o livro do Genival.

D) ERRADA - não é processo destrutivo do cadáver, mas transformativo conservador. Pode ser produzido por meio natural, artificial ou misto.

E) CORRETA 

 

GABARITO E

 

Fenômenos transformativos DESTRUTIVOS

 

     Autólise – destruição das células pelas próprias proteínas que produz e que tem ação digestiva, chamadas de enzimas;

 

    Putrefação – início da interferência bacteriana:

 

a.       Coloração/Cromática – inicia-se com mais ou menos 24 horas e se inicia com uma mancha verde abdominal;

 

b.      Gasosa/Efiseimatosa – forma bolhas com conteúdo podre, queima como chama amarela. Aqui, temos a circulação Póstuma de Brouardel, que ocorre por força dos gases da putrefação que se espalham no interior dos vasos sanguíneos (tempo morte, mais ou menos de uma semana).

OBS: putrefação é o marco de desfazimento da rigidez cadavérica.

 

c)       Coliquativa – período de dissolução pútrida do cadáver, o qual se inicia três semanas após a morte;

 

d)      Esqueletização – há perda dos tecidos moles, sendo que os músculos, vísceras e ossos vão aparecendo.

 

 

Maceração:  É um fenômeno de transformação que ocorre no cadáver quando em meio aquoso como nos afogados (maceração séptica), ou pode ocorrer no feto quando morre no útero da mãe do sexto ao nono mês de gestação (maceração asséptica).

 

 

bons estudos

 

 

gab E

 

Fenômenos destrutivos

 

Autólise: Destruição celular, acidez intracelular. A célula se autodestroí rapidamente. 

 

Putrefação:  4 fases: Cromática - Gasosa - Coliquativa - Esquelitização

 

- Cromática : ( coloração ) - Mancha verde abdominal na fossa ilíaca direita - 20 a 24 horas se estende com 3 a 5 dias. 

OBS: Nos afogados a mancha verde ocorre na região do pescoço. 

 

- Gasosa: Gases da putrefação - dura em média de 14 dias e tem sua máxima de 5 a 7 adias

 

Obs: Circulação Póstuma de Boruardel: Começa com mais de 24 horas e de 24 a 48 horas é generalizada. São gases nos vasos sanguíneos ficando visíveis. 

 

- Coliquativa: Dissolução pútrida do cadáver ( Liquefação ) - 2 a 3 semanas, aparecimento de larvas e insetos

 

- Equelitização: Última fase, os dentes são os últimos. 

 

Maceração: Fenômeno destrutivo em meio líquido

- Séptica; Afogados

- Asséptica: Feto

 

 

Fenômenos Conservadores

 

- Mumificação: Natural - quando o ambiente quante, seco, com baixa umidade, acontece a evaporação e mumifica. 

 

- Saponificação: ( adipocera) Aspecto de sabão ou cera devido a quantidade de gordura reagindo com o solo

 

- Calcificação: Litopédio - Feto endurece no ambiente intraulterino

 

- Corificação: Urnas de zinco. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo