A análise fiscal é efetuada sobre o alimento apreendido pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1054116 Nutrição
A análise fiscal é efetuada sobre o alimento apreendido pela autoridade fiscalizadora competente e que servirá para verificar sua conformidade com os dispositivos da Lei. Com o objetivo de estabelecer Procedimentos Operacionais Padronizados para as ações referentes à análise fiscal de alimentos, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão se concentra na análise fiscal de alimentos, um procedimento fundamental em serviços de alimentação para garantir que os alimentos estejam em conformidade com a legislação vigente. Compreender essa análise é crucial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos consumidos.

A alternativa correta é a D.

Justificativa para a alternativa correta:

A alternativa D menciona que para alimentos perecíveis, deve-se colher uma amostra única, e quando o congelamento não interferir no resultado da análise, pode-se colher a amostra em triplicata. Isso está de acordo com os procedimentos operacionais padronizados, pois alimentos perecíveis requerem manuseio e preservação específicos para garantir que as análises sejam válidas e precisas. O congelamento pode ser utilizado para preservar amostras de contraprova e testemunho, garantindo que a amostra original esteja intacta para análise.

Análise das alternativas incorretas:

A: A afirmação de que a coleta fiscal ocorre somente quando há suspeita de alimento contaminado, adulterado ou fraudado está incorreta, pois a coleta fiscal pode ocorrer de forma rotineira e não apenas em casos de suspeita.

B: A coleta de amostras em triplicata é um procedimento correto, mas a afirmação de que todas as amostras devem ser encaminhadas ao laboratório pela autoridade sanitária não está correta. Normalmente, uma parte da amostra fica retida para contraprova.

C: Esta opção sugere que as partes de uma amostra devem ser compostas por produtos de lotes diferentes. No entanto, para a análise fiscal, amostras devem ser homogêneas e representar o mesmo lote para garantir a precisão do teste. Misturar diferentes lotes não garantiria resultados confiáveis.

E: Para produtos a granel ou fracionados, a coleta de uma amostra representativa em triplicata ou única é adequada, mas a coleta de um único ponto do lote ou partida não é representativa de todo o lote, o que é fundamental para uma análise precisa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo