Adolescente encaminhado ao IML, para exame de lesão corporal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2021 - PC-RJ - Perito Legista |
Q1861632 Medicina Legal
Adolescente encaminhado ao IML, para exame de lesão corporal, alega ter sido agredido pelo padrasto, que teria tentado “enforcálo”. O exame revelou congestão e edema facial, presença de estigmas ungueais paralelamente dispostos nos dois lados do pescoço, múltiplas petéquias violáceas interessando as regiões mentoniana e mandibular, além de disfonia. O exame indica ter havido:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Presença de estigmas ungueais", não seria ESGANADURA??

Gabarito: (C) estrangulamento.

Todas as características descritas ao meu ver, são típicas de esganadura (com as mãos), que normalmente deixam as marcas ungueais (das unhas, meia lua).

Entretanto, o gabarito da questão é a letra C.

Essa questão é por exclusão e por inspiração divina. É estrangulamento devido ao termo usado pela vítima "enforcar" e pelas "múltiplas petéquias violáceas interessando as regiões mentoniana e mandibular" isso demonstra que a força utilizada foi na "base" do pescoço. As lesões ungueais foram lesões de defesa.

Que questão mais horrorosa

Estigmas ungueais foram a pegadinha pq são lesões de defesa. É a mesma situação de falar sobre lesão por faca e vc pensar logo em lesão incisa. Porém, se vc bater com o cabo da faca, a lesão será contusa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo