A Alta prevalência do sobrepeso e obesidade em muitos países...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2289176 Nutrição
A Alta prevalência do sobrepeso e obesidade em muitos países inviabiliza o tratamento individualizado, porque representaria um ônus insustentável para os recursos da saúde pública. A cirurgia para o tratamento da obesidade é a forma mais efetiva de terapia. Essa cirurgia especializada é denominada de cirurgia bariátrica. A depender da técnica utilizada, o paciente pode desenvolver carências nutricionais significativas, dentre essas podemos citar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é Alternativa A - Déficit de Vitamina B12.

A questão aborda um tema importante na área de nutrição, que são as possíveis carências nutricionais resultantes da cirurgia bariátrica. Esta cirurgia é reconhecida como um dos tratamentos mais eficazes para a obesidade, especialmente nos casos em que o tratamento individualizado não é viável devido à alta prevalência de obesidade na população.

Cirurgia Bariátrica: É uma intervenção cirúrgica destinada a reduzir o peso corporal em pessoas com obesidade severa. Embora eficaz, esta cirurgia pode levar a deficiências nutricionais, pois altera a anatomia do sistema digestivo, afetando a absorção de nutrientes. As deficiências específicas dependerão do tipo de cirurgia realizada.

Justificativa para a Alternativa Correta (A):

Déficit de Vitamina B12: A vitamina B12 é absorvida principalmente no íleo, e a cirurgia bariátrica, especialmente o bypass gástrico, pode comprometer essa absorção devido à alteração no trajeto gastrointestinal. Isso ocorre porque a cirurgia pode reduzir a área disponível para absorção e afetar a produção do fator intrínseco, necessário para a absorção de B12.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B - Déficit de Vitamina C: A vitamina C é absorvida no intestino delgado de forma relativamente eficiente e não é comumente afetada pela cirurgia bariátrica. Deficiências dessa vitamina não são típicas nesse contexto.

Alternativa C - Déficit de Vitamina K: Embora a vitamina K seja importante, ela é absorvida principalmente no intestino delgado proximal. As cirurgias bariátricas raramente causariam um déficit significativo nesta vitamina, a menos que houvesse uma doença gastrointestinal pré-existente.

Alternativa D - Déficit de Vitamina E: Semelhante à vitamina K, a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel absorvida na parte proximal do intestino delgado e não costuma ser afetada de forma significativa em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Alternativa E - Déficit de Vitamina A: A vitamina A, assim como outras vitaminas lipossolúveis, pode ser afetada pela má absorção de gorduras, mas não é o déficit mais comum observado após a cirurgia bariátrica, sendo menos prevalente do que o de vitamina B12.

Ao compreender esses aspectos, o aluno pode perceber a importância do conhecimento das funções e absorções dos nutrientes e como intervenções cirúrgicas podem impactar o estado nutricional do paciente. Isso reforça a relação entre práticas clínicas e a base teórica em nutrição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo