Na perícia de indivíduo sob efeito de prováveis drogas ilíci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2021 - PC-RJ - Perito Legista |
Q1861645 Medicina Legal
Na perícia de indivíduo sob efeito de prováveis drogas ilícitas, pode-se realizar a pesquisa de drogas no sangue ou urina. No caso de suspeita do uso de psicodislépticos, deve-se pesquisar, dentre outros, o princípio ativo:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

dietilamida do ácido lisérgico (LSDLSD-25lisergida; do Lysergsäurediethylamid; vulgarmente conhecido simplesmente por ácido) é uma das mais potentes  conhecidas. É uma droga cristalina, que ocorre naturalmente como resultado das reações metabólicas do fungo , relacionado especialmente com os  produzidos por esta . O LSD foi descoberto acidentalmente em  pelo   , enquanto trabalhava na Sandoz, que se tornou um entusiasta da substância até sua morte aos 102 anos.

DICA:

PsicoLEpticas: LErdo, deixa o garotinho LErdo!

PsicoANlépticas: ANima o garotinho.

PsicoDISlépticas: DIstorce a realidade.

Classificação das drogas de acordo com a atuação no sistema nervoso central:

Perturbadoras (alucinógenas ou psicodislépticas): desviam a atividade mental, alteram o nível de consciência, provocando despersonalização (delírios e alucinações). Não causam dependência física (e, portanto, não provocam sintomas de abstinência). Mas causam dependência psicológica.

  • Naturais: maconha, haxixe, santo-daime, cáctus e cogumelos.
  • Sintéticas: LSD, Ecstasy.
  • Anticolinérgicos: artane, akineton.

Estimulantes (ou psicoanalépticas): aumentam a atividade cerebral (estado de alerta exagerado), diminuindo apetite, insônia, fadiga.

  • Cocaína (e crack), Nicotina, Anfetaminas, Cafeína.

Cocaína (e crack) causa dependência psicológica.

Nicotina, anfetaminas e cafeína causam dependência física.

Depressoras (ou psicolépticas): diminuem a atividade cerebral, dificultando o processamento de mensagens enviadas ao cérebro. Diminuem a dor e a fadiga. 

  • Álcool, barbitúricos, benzodiazepínico, ansiolíticos, hipnóticos, opiáceos ou narcóticos (morfina, codeína, heroína, metadona, meperidina, propoxifeno, buprenorfina), cola, solventes e aerossóis. 

Bons estudos

Pq o TETRA-HIDROCANABINOL não pode ser a resposta, já que é um Psicodisléptico?

Quanto ao THC

apesar de ser um princípio ativo Psicodisléptico ele não é encontrado nessa forma na urina, o exame toxicológico de urina busca o metabolito que é o THC COOH

"O principal canabióide encontrado na planta Cannabis sativa é o delta9-tetrahidrocanabinol (THC), sendo excretado via urina na forma do ácido 11-nor-delta9-tetrahidrocanabinol-9-carboxilico (THC-COOH) e seu glucoronídeo conjugado. Esta substância pode ser detectada após 6 horas de uso se mantendo positiva de 1 a 3 dias caso uso seja eventual ou até um mês se o uso for crônico. O uso é confirmado pela quantificação urinária de THC-COOH."

Cai bonito marcando a intuitivamente tetra-hidrocanabinol. Questão pra gente grande!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo