Para o modelo cognitivo os transtornos psicológicos decorre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799059 Psicologia
Para o modelo cognitivo os transtornos psicológicos decorrem de um modo distorcido ou disfuncional de perceber os acontecimentos, influenciando afeto e comportamento. Sua prática terapêutica visa à mudança dos processos cognitivos, como pensamentos e emoções. São identificados três níveis de pensamento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - Pensamentos automático, Crenças intermediárias, Crenças centrais.

No modelo cognitivo, os transtornos psicológicos são compreendidos como resultados de percepções distorcidas ou disfuncionais dos eventos que uma pessoa experimenta. Essas distorções cognitivas afetam o afeto e o comportamento do indivíduo, o que justifica a prática terapêutica voltada para a mudança dos processos cognitivos, incluindo pensamentos e emoções.

Para entender melhor, vamos detalhar os três níveis de pensamentos dentro das teorias cognitivas:

  • Pensamentos automáticos: São os pensamentos espontâneos que surgem em resposta a uma situação. São rápidos e muitas vezes não percebidos claramente, mas podem influenciar significativamente o comportamento e as emoções.
  • Crenças intermediárias: Estas são as regras, suposições ou atitudes que as pessoas desenvolvem com base em suas experiências de vida. Elas funcionam como uma ponte entre os pensamentos automáticos e as crenças centrais.
  • Crenças centrais: São as crenças mais profundas e fundamentais sobre si mesmo, os outros e o mundo. Elas são amplamente influentes e determinam como as pessoas percebem e interpretam suas experiências.

Agora, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Pensamentos leves, Crenças religiosas, Crenças centrais: Esta alternativa introduz "pensamentos leves" e "crenças religiosas", que não são categorias reconhecidas no modelo cognitivo padrão.
  • C - Pensamentos leves, Crenças religiosas, Crenças Unilaterais: Similar à alternativa A, inclui termos que não são aplicáveis no contexto do modelo cognitivo.
  • D - Pensamentos manual, Crenças religiosas, Crenças Virtuais: Esta opção também menciona categorias que não se alinham com a terminologia usada na terapia cognitiva.
  • E - Pensamentos automático, Crenças religiosas, Crenças Unilaterais: Apesar de incluir "pensamentos automáticos" corretamente, falha ao introduzir "crenças religiosas" e "crenças unilaterais", que não são apropriadas para os níveis de pensamento discutidos na teoria cognitiva.

É fundamental entender que a terapia cognitiva se concentra em identificar e modificar essas crenças e pensamentos para promover uma mudança positiva no paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo