A comunicação institucional realizada pelo setor de Comunica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q761739 Comunicação Social
A comunicação institucional realizada pelo setor de Comunicação de uma Defensoria Pública tem como origem a informação proveniente do(a):
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

Vamos ver a seguir os principais elementos do processo de comunicação. Ambas as perspectivas tem validade na hora da prova.

Perspectiva Moderna

1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagem. Inicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.

2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.

3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhada. É um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.

4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

5. Receptor - É o sujeito final da mensagem. É o destinatário da comunicação.

6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).

7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida. Pode ocorrer em qualquer etapa do processo de comunicação

Perspectiva Antiga

1. Fonte Inicia a mensagem codificando uma informação.

2. Transmissor É o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

3. Canal É o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

4. Receptor É o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

5. Destino É a pessoa que deve receber a mensagem.

6. Retroação É o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

7. Ruído Representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo