O uso do profissional de comunicação como porta-voz de uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q761741 Comunicação Social
O uso do profissional de comunicação como porta-voz de uma Defensoria Pública para divulgar regularmente as informações para os veículos de comunicação é uma ação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta: "incorreta, porque os jornalistas e o público preferem ouvir diretamente os responsáveis pela informação". Vamos entender o porquê disso, analisando o contexto da questão e as outras opções.

Tema central: A questão aborda o papel do porta-voz na comunicação de instituições públicas, como uma Defensoria Pública, e a preferência por ouvir diretamente os responsáveis por essas instituições.

Relevância: Compreender o papel do porta-voz é crucial na comunicação social, especialmente em órgãos públicos, onde a clareza e a confiança são essenciais. O porta-voz atua para garantir que as informações sejam transmitidas de maneira adequada e compreensível ao público e à imprensa, mas há situações em que jornalistas e o público preferem ouvir diretamente dos responsáveis, reforçando a autenticidade e a responsabilidade na comunicação.

Justificativa para a alternativa correta (E): Os jornalistas e o público frequentemente preferem ouvir diretamente os responsáveis pelas informações porque isso pode agregar credibilidade e autenticidade à comunicação. Embora o profissional de comunicação tenha habilidades para mediar e adequar a mensagem, o contato direto com a fonte primária pode ser visto como mais confiável e transparente.

Análise das alternativas incorretas:

A - correta, porque o profissional tem as habilidades necessárias para dialogar com jornalistas: Essa alternativa está incorreta porque, embora o profissional de comunicação possua habilidades para dialogar com jornalistas, a questão aborda a preferência por obter informações diretamente dos responsáveis.

B - correta, porque as informações técnicas da Defensoria precisam ser traduzidas para o público leigo: Embora seja verdade que a tradução de informações técnicas é uma função importante, a questão central aqui é a preferência do público e dos jornalistas em ouvir diretamente dos responsáveis.

C - correta, porque os defensores devem se preservar e evitar o contato com jornalistas: Essa justificativa é falha porque o contato com a imprensa é uma parte integral da comunicação pública, e preservar-se de interações pode ser visto como um obstáculo à transparência.

D - incorreta, porque o profissional não tem os conhecimentos jurídicos necessários para a tarefa: Incorreta porque o papel do profissional de comunicação não é fornecer justificativas jurídicas, mas sim mediar e facilitar a comunicação. No entanto, isso não se alinha ao cerne da questão sobre o desejo de ouvir diretamente dos responsáveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qualquer pessoa que pode responder em nome da empresa, seja em entrevistas rotineiras e, ainda pior, em momentos de crise. É preciso selecionar previamente porta-vozes para representarem a marca e prepará-los para se relacionar com a imprensa.

Feita a seleção do porta-voz (diretores ou presidente da empresa são os mais comuns, mas qualquer profissional pode passar pelo media training), um treinamento personalizado é preparado para que ele aperfeiçoe suas habilidades de comunicação.

Embora, em geral, o trabalho seja bastante focado no contato com jornalistas, o media training não serve só para responder bem as eventuais entrevistas. É que o uso de uma excelente expressão e desenvoltura comunicacional também são requisitos para outras situações no trato com o público como em eventos e lançamento de produtos.

Normalmente, o treinamento fica a cargo do assessor de imprensa ou de agências especializadas.

 

Fonte: http://www.newsmonitor.com.br/blog/afinal-o-que-é-media-training

Pra quem ficou entre 'A' e 'E'

Forçou ao chamar de incorreto colocar um profissional de comunicação para falar nessa situação. É claro que a imprensa prefere um defensor público. Agora, dizer que a população prefere é forçar novamente.

FGV e suas questões subjetivas.

Gab.:E.

"Profissional de comunicação" é um conceito bem amplo. Ou seja, pode ira de RP a PP. No caso da interpretação da questão sob o viés de um RP fica uma certa "confusão" com o gabarito, na minha opinião. Isso porque o RP tem em suas funções a possibilidade de interagir como porta voz em determinadas situações institucionais. Lembrando que as funções de RP são: Administrativa, Estratégica (posicionamento institucional), Mediadora (forma de interações com os públicos) e Política (gestão das relações de poder). Fonte: Curso Preparatório de Comunicação Social / Estratégia Concursos / Prof. Júlia Branco.

De outra forma, acabei acertando porque já vi essa "pegadinha" sendo utilizada por outras bancas. Mas, isso na perspectiva de interpretar a questão pensando nas funções de um AI. De fato, o Assessor de Imprensa não tem o papel objetivo de ser porta voz. Essa é uma atribuição, normalmente, de Direção, Gerência ou algum Especialista que responda institucionalmente. O papel do AI, então, é capacitar essas fontes e estabelecer canais de comunicação com a imprensa. Muitas bancas gostam exatamente de misturar essas ideias: jornalista/AI no papel de porta voz institucional.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo