Em relação ao brincar e sua importância para o desenvolvime...
A criança brinca pelo prazer de brincar, e não porque suas consequências sejam eventualmente positivas ou preparadoras de alguma outra coisa. O brincar é a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência (repouso, alimentação, etc.) (1ª parte). No brincar de faz de conta, as crianças vivem em um mundo inventado, aprendem a agir de forma irreal e criam personagens, objetos e situações que dificultam a apreensão de emoções e sentimentos reais (2ª parte).
A sentença está:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - Correta somente em sua 1ª parte.
A primeira parte da sentença sublinha a importância intrínseca do brincar para as crianças, destacando que elas brincam pelo puro prazer e satisfação que essa atividade proporciona. É um aspecto fundamental para o desenvolvimento infantil, pois, durante o brincar, as crianças exploram o mundo, desenvolvem habilidades sociais, cognitivas, físicas e emocionais, embora o objetivo imediato não seja educacional ou preparatório, mas sim o entretenimento e a alegria. Esse é um conceito amplamente respaldado por pesquisas em desenvolvimento infantil e psicologia da aprendizagem, reconhecendo o brincar como uma atividade vital para o crescimento saudável.
Em contrapartida, a segunda parte da sentença contém uma afirmação que é equivocada. Ela sugere que ao brincar de faz de conta, as crianças agem de maneira irreal e isso dificulta a apreensão de emoções e sentimentos reais. No entanto, na prática, o brincar de faz de conta é uma ferramenta poderosa para que as crianças compreendam e expressem suas emoções e sentimentos, além de desenvolverem a empatia e outras habilidades sociais. Ao assumir diferentes personagens e cenários, as crianças têm a oportunidade de experimentar, de maneira segura, diversas situações que podem ser complexas ou desafiadoras na vida real. Assim, elas aprendem a lidar com tais circunstâncias e a entender melhor tanto a si mesmas quanto aos outros.
A alternativa correta (B) está fundamentada no reconhecimento da importância do brincar como uma atividade essencial e prazerosa na vida das crianças, e na compreensão de que o brincar de faz de conta contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e social, contrariando a ideia de que dificulta a apreensão de emoções e sentimentos reais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo