As operações no mercado secundário que envolvam títulos regi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q28807 Conhecimentos Bancários
As operações no mercado secundário que envolvam títulos registrados na CETIP são geralmente liquidadas com compensação bilateral de obrigações, em que a CETIP atua como contraparte central.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação). Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1. As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário. A Cetip observa os modelos 1 e 3 de entrega contra pagamento, conforme a liquidação seja efetuada, respectivamente, sem ou com compensação de obrigações².
Comp Multilateral:maior parte das op no mercado primário.Liq Bruta em tempo real:Liq das op realizadas no mercado secundário;Comp Bilateral: liq de Derivativos como Swaps de Balcão.
Descomplicando,o erro da questão está em afirmar que atua como contraparte central, o que não é verdade,pois a CETIP não atua como última garantidora das operações por elas cursadas,e por isso não necessitam pedir margens de garantia para as operações.Exemplificando:Se uma determinada contraparte não honra o pagamento do ajuste de um derivativo,em última instância a Central BM&F-derivativos deve cobrir este pagamento.
Peguei as partes mais importantes para entender o porquê desta questão estar errada:As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com COMPENSAÇÃO MULTILATERAL de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

 As operações no mercado primário, envolvendo títulos registrados na Cetip, são geralmente liquidadas com compensação multilateral de obrigações (a Cetip não atua como contraparte central). Compensação bilateral é utilizada na liquidação das operações com derivativos e liquidação bruta em tempo real, nas operações com títulos negociados no mercado secundário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo