Assinale a alternativa correta com relação às regras oficia...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - Estar em posição de impedimento não constitui infração.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e por que as outras estão incorretas.
Alternativa D (Correta): Estar em posição de impedimento, de fato, não constitui uma infração por si só. Para que haja uma infração de impedimento, o jogador deve estar em posição de impedimento e participar ativamente da jogada, interferindo no jogo, no adversário ou tirando vantagem de sua posição. Portanto, a mera posição de impedimento não caracteriza uma infração.
Alternativa A (Incorreta): De acordo com as regras oficiais do futebol, um gol não pode ser marcado diretamente de um arremesso lateral. O arremesso lateral é um método de recomeço de jogo, e se a bola entrar diretamente no gol adversário sem tocar em outro jogador, o gol não será validado.
Alternativa B (Incorreta): Na verdade, é possível sim marcar um gol diretamente de um tiro de meta. Se o goleiro ou qualquer outro jogador cobrar o tiro de meta e a bola entrar diretamente no gol adversário sem tocar em nenhum outro jogador, o gol é válido. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa C (Incorreta): Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de canto. Se um jogador cobrar o escanteio e a bola entrar diretamente na baliza adversária sem tocar em outro jogador, o gol é considerado válido. Logo, esta alternativa também está errada.
Alternativa E (Incorreta): Não há infração de impedimento quando um jogador recebe a bola diretamente de um tiro de meta, assim como de um tiro de canto ou de um arremesso lateral. A regra do impedimento não se aplica nessas situações de recomeço de jogo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração em si.
Pode ser marcado um gol diretamente de um arremesso lateral
Se a bola entrar diretamente
Caso a bola entre no gol diretamente após um lateral, sem sofrer nenhum desvio de atacantes ou defensores, o lance não será válido! A regra prevê que a cobrança lateral funciona como um tiro indireto, logo deve haver um segundo toque antes da bola adentrar as redes.
Caso o lance ocorra, o árbitro não valida o gol e o time defensor recebe a posse através da cobrança de um tiro de meta.
Se o arremesso foi feito para sua própria meta, o árbitro apontará escanteio para a equipe oponente.
Se a bola desvia na defesa
Caso a bola seja jogada na área e ela desvie em qualquer jogador, incluindo adversários, o gol será válido. Da mesma forma, caso ela vá diretamente em direção à meta e o goleiro, ao tentar fazer uma defesa, toque nela mesmo que de leve, a jogada também será considerada legal e o gol será marcado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo