Paulo é um psicólogo com muitos anos de experiência na Defen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2353872 Psicologia
Paulo é um psicólogo com muitos anos de experiência na Defensoria Pública de sua cidade e recebe diariamente casos desafiadores. Um desses casos é de uma jovem, 21 anos, dependente química desde os 14; solteira; desempregada; e, mãe de dois filhos. O uso de substâncias psicoativas trouxe grandes consequências para sua vida como o rompimento do vínculo familiar; a dificuldade em conseguir trabalho; problemas de saúde; e, a perda da guarda de seus filhos. Mesmo com todo esse sofrimento, ela não consegue abandonar o vício, reconhece que precisa se tratar e tentar recuperar a guarda de seus filhos. Os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas trazem sérios prejuízos para os usuários em todas as esferas da vida. A respeito destes transtornos, analise as afirmativas a seguir.
I. A síndrome de abstinência acontece após a pessoa fazer o uso prolongado da substância e começar a diminuir a concentração destas substâncias no sangue ou tecidos.
II. A fissura acontece no momento em que a pessoa termina de fazer o uso da substância e sinaliza a necessidade de consumir doses maiores para obter o efeito desejado.
III. A tolerância pode ter diversos efeitos sobre o sistema nervoso central; o grau em que ela se desenvolve não apresenta variação entre os indivíduos ou entre as substâncias.
IV. Apenas o álcool, se for consumido em excesso, possui a capacidade de ativar diretamente o sistema de recompensa do cérebro que está implicado no reforço de comportamentos e produção de memórias.
V. Deficiências nos mecanismos cerebrais de inibição podem acarretar nas pessoas um nível mais baixo de autocontrole e trazer uma predisposição para o desenvolvimento de transtornos por uso de substâncias tóxicas e/ou psicoativas.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas