A terapia de higiene brônquica é um conjunto de intervenções...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2459788 Fisioterapia
A terapia de higiene brônquica é um conjunto de intervenções capazes de promover ou auxiliar o paciente na remoção de secreções das vias aéreas. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as técnicas usadas para higiene brônquica às suas respectivas características. 

Coluna 1

1. Drenagem Postural. 2. Expiração Lenta Total com a Glote Aberta (ETGOL). 3. Oscilação Oral de Alta Frequência (OOAF). 4. Técnica de Expiração Forçada. 5. Compressão Torácica. 


Coluna 2

( ) Ocorre uma pressão positiva ao ser realizada a expiração, juntamente com oscilações de alta frequência, transmitidas para as vias aéreas. Mobiliza secreção e facilita expectoração.

( ) Ao ser realizada seguida de liberação lenta e completa da caixa torácica, diminui o tempo de ventilação mecânica e de suplementação de oxigênio.

( ) Desloca o muco da parede brônquica e ajuda a removê-lo com auxílio dos músculos expiratórios. Se for executada em baixo volume pulmonar, mobiliza secreções periféricas, já o alto volume, desloca secreções em vias aéreas superiores.

( ) É realizada com paciente posicionado em decúbito lateral e inicia na Capacidade Residual Funcional (CRF) até o Volume Residual (VR). Durante a técnica, o paciente pode fazer uso de um bocal.

( ) Desobstrui as vias aéreas e melhora a relação Ventilação/Perfusão (V/Q), mas está contraindicada em casos de hemorragias de cabeça e pescoço até que seja estabilizado o quadro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas