Acerca da revogação do ato administrativo, julgue os itens q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327907 Direito Administrativo
Acerca da revogação do ato administrativo, julgue os itens que se seguem.


O direito da administração de revogar os seus atos decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O correto seria Anulação e não revogação.
O direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para seus destinatários, em âmbito federal, decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. 
 A revogação é o ato pelo qual a Administração Pública retira um ato do ordenamento jurídico, mediante outro ato administrativo, ou seja, a Administração Pública, por razões de mérito – conveniência e oportunidade – retira o ato que não mais atende ao interesse público, podendo a revogação ser total (ab-rogação), ou parcial (derrogação).A revogação é declarada de ofício somente pela própria Administração Pública e pode ser realizada a qualquer momento.
ERRADO

Extinção dos atos administrativos: Revogação X Anulação Quadro comparativo - revogação e anulação: Revogação (moralidade) Anulação (legalidade) Por conveniência ou oportunidade Por ilegalidade ou ilegitimidade (competência) Ato legal Ato ilegalno seu nascimento É privativa da administração: de oficio ou provocada. Todavia, poderá chegar ao judiciário para que esse aprecie a moralidade e NÃO o mérito. Pode ser feita pela administração ou judiciário. Ressaltando que o judiciário NÃO aprecia o mérito e sim a moralidade. Efeito ex nunc Efeito ex tunc Resguardam-se o direito adquirido Em regra, não há direito adquirido, resguardando-se os terceiros de boa-fé. Julga-se o mérito (conveniência e oportunidade) Julga-se a legalidade do ato. A motivação é obrigatória A motivação é obrigatória Ato discricionário Ato vinculado
Errada
Não há prazo para Administração revogar os atos inconvenientes e/ou inoportunos, podendo ocorrer a revogação a qualquer momento, segundo a doutrina majoritária.
ERRADA

O prazo para ANULAÇÃO dos atos de que decorrem efeitos favoráveis aos destinatários DECAI em 5 ANOS, salvo comprovada má-fé.

Fundamentação: Art. 54 da Lei 9.784/99

Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

        § 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

        § 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à     validade do ato.

REVOGAÇÃO NÃO ESTÁ SUJEITA À PRAZO DECADENCIAL. A adiministração tem um prazo de 5 anos para ANULAR os atos que decorram efeitos favoráveis para os destinatários, a doutrina entende que a norma de decadência tem aplicação seja qual for o vício, SANÁVEL ou INSANÁVEL. E o mais importante, segundo o STF: quando se constate que um ato afronta flagrantemente determinação expressa da CF/88 deve ser afastada, vale dizer, a anulação, nessas hipóteses, pode ocorrer a qualquer tempo, não estando sujeita a prazo decadencial.

Sucesso nos estudos, espero ter ajudado!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo