Em 2022, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2289116 Pedagogia
Em 2022, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista completou 10 anos de sua regulamentação, através da Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Acerca da Lei nº 12.764/2012 e suas atualizações, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado:

A alternativa correta é a B. Esta questão aborda o reconhecimento e a definição das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) conforme a Lei nº 12.764/2012, também conhecida como Lei Berenice Piana. Essa lei instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e trouxe avanços significativos para a garantia dos direitos desse grupo.

A Lei nº 12.764/2012 define a pessoa com Transtorno do Espectro Autista como aquela portadora de uma síndrome clínica caracterizada por uma série de condições, que incluem principalmente deficiências na comunicação e interação social. Essas características são descritas na alternativa B e incluem:

  • Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação social;
  • Ausência de reciprocidade social;
  • Falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

Esses elementos são fundamentais para o diagnóstico e compreensão do TEA, que é um espectro, significando que abrange uma série de manifestações que podem variar significativamente entre as pessoas.

As demais alternativas são incorretas pelas seguintes razões:

  • A alternativa A é incorreta porque a legislação brasileira garante o direito à educação inclusiva e a não recusa de matrícula de alunos com necessidades especiais, como o TEA, em quaisquer escolas.
  • A alternativa C traz uma descrição que não é completamente apropriada ao TEA, pois menciona "padrões não restritivos de comportamentos" quando, na verdade, um dos aspectos do autismo pode incluir padrões restritivos e repetitivos de comportamento.
  • A alternativa D é incorreta porque a Lei nº 12.764/2012 garante o direito à atenção integral às necessidades de saúde das pessoas com TEA, incluindo terapia nutricional, quando necessária.
  • A alternativa E é incorreta porque a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) geralmente tem prazo de validade e não é vitalícia; além disso, a lei não especifica o formato de contagem nacional de pessoas com TEA.

Para responder corretamente a esta questão, é necessário que o candidato esteja familiarizado com a Lei nº 12.764/2012 e suas especificações sobre o TEA. O conhecimento sobre a legislação é essencial para profissionais da educação que lidam com a inclusão e direitos de alunos com necessidades especiais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A- ERRADA O gestor escolar, ou autoridade competente, ERRO não poderá ser punido se recusar a matrícula de aluno com Transtorno do Espectro Autista, em decorrência da não disponibilidade na escola de recursos multifuncionais, devendo este aluno ser encaminhado para Secretaria de Educação do município.

B- CORRETO Considera-se pessoa com Transtorno do Espectro Autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada por deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação social, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não-verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. 

C- ERRADA Considera-se pessoa com Transtorno do Espectro Autista aquela pessoa com síndrome clínica, caracterizada por padrões não restritivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamento motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; pouca aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados. (excessiva aderência )

D - ERRADA É direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, não incluindo a terapia nutricional.

E- ERRADA A Ciptea, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, terá validade vitalícia, contendo os dados cadastrais do identificado, de modo a permitir a contagem das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o território nacional. (VALIDADE DE 5 ANOS)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo