Com referência aos padrões de projeto relacionados à engenha...
Para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas, normalmente, um padrão de projeto descreve uma solução geral, que não pode ser reutilizada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
Os padrões de projeto, ou design patterns, são soluções generalizadas para problemas comuns que os desenvolvedores encontram durante o processo de desenvolvimento de software. Esses padrões são como templates que podem ser aplicados em diversas situações, proporcionando uma maneira eficiente de resolver problemas de projeto e arquitetura de software sem ter que reinventar a roda a cada novo projeto.
Um aspecto crucial dos padrões de projeto é que eles são reutilizáveis. Isso significa que um padrão de projeto descreve uma solução que não é específica para um único problema, mas sim uma abordagem que pode ser adaptada e aplicada a diferentes situações. Por exemplo, o padrão Singleton garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso global a essa instância. Esse padrão pode ser aplicado em diversos contextos onde é necessário garantir que apenas um objeto de um determinado tipo exista.
Portanto, a afirmação de que um padrão de projeto descreve uma solução que não pode ser reutilizada é incorreta. Pelo contrário, a reusabilidade é um dos grandes benefícios dos padrões de projeto, permitindo que os desenvolvedores apliquem soluções comprovadas e eficientes em múltiplos projetos e cenários, economizando tempo e recursos, e promovendo a consistência e a qualidade do software produzido.
Em resumo, os padrões de projeto são fundamentais para o desenvolvimento de software e entender a sua capacidade de reutilização é essencial para aplicá-los corretamente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um dos focos na criação dos padrão de projeto foi sua caracteristica de reuso.
palavras-chares: reuso de software, Padrão de Projeto de Software
Um padrão de projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizável.
Temos que o erro da questão encontra-se no trecho "que não pode ser reutilizada.", pois um padrão de projeto aplica o conceito de reúso.
O reuso é uma das características do padrão de projetos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo