Armand e Michèle Mattelart (História das teorias da comunica...
Armand e Michèle Mattelart (História das teorias da comunicação) revelam que um dos principais pensadores a refutar os postulados da análise funcionalista da comunicação examina o processo televisivo segundo quatro momentos distintos: produção; circulação; distribuição/ consumo; e reprodução. Esse autor defende que a audiência é, a um só tempo, receptor e fonte. Os seus argumentos constam do artigo Encoding/Decoding, publicado em 1973.
O nome do autor do citado artigo é
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Uma das suas principais ideias sobre mídia é o ensaio "Codificação/Decodificação", de 1981. (...) Os textos culturais circulam pela sociedade, com ênfase no papel da mídia como produtor-reprodutor da cultura e também como espaço de luta simbólica - afinal, sem só de classe dominante se sustenta a televisão. E a recepção torna-se uma prática ativa dentro desse processo, distante de qualquer elemento vinculado à pesquisa de "efeitos", mas de "usos".
(...) A recepção está muito longe de ser passiva - e isso é ma premissa clara desde os fundadores dos Estudos Culturais.
Fonte: Teoria da Comunicação, Luís Mauro Sá Martino, p. 248/250
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