Frederick Taylor, um dos autores clássicos da administração...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Comentário:
A alternativa correta é a Alternativa A. Vamos entender o porquê.
Frederick Taylor, um dos expoentes da Abordagem Clássica da Administração, enfatizava a necessidade de controle rigoroso e padronização das rotinas de trabalho para alcançar a máxima eficiência. Em sua obra "Princípios da Administração Científica", Taylor observou que os trabalhadores, muitas vezes, não utilizavam todo o seu potencial, produzindo menos do que poderiam. Essa visão é um reflexo da perspectiva que mais tarde seria formalizada por Douglas McGregor como Teoria X.
Douglas McGregor, em seu livro "O Lado Humano da Organização", desenvolveu as Teorias X e Y, que são duas visões opostas sobre o comportamento humano no trabalho:
- Teoria X: Pressupõe que os trabalhadores são naturalmente preguiçosos, evitam o trabalho sempre que podem e precisam ser rigidamente controlados e dirigidos para serem produtivos. Esta teoria sugere que a administração deve ser autoritária, com um controle rigoroso das tarefas e processos.
- Teoria Y: Parte do princípio de que os trabalhadores são motivados, gostam de trabalhar e buscarão responsabilidades se forem incentivados. A administração, nesse caso, deve ser mais participativa e permitir maior autonomia aos funcionários.
No trecho citado da obra de Taylor, a visão de que os trabalhadores "quase sempre procuram fazer menos do que podem realmente" se alinha diretamente com a Teoria X. Taylor acreditava que, para aumentar a produtividade, era necessário um controle rigoroso sobre o trabalho realizado pelos funcionários, uma característica marcante da Teoria X.
Portanto, a alternativa A é a correta porque descreve precisamente como Taylor via os trabalhadores e como essa visão se conecta aos princípios da Teoria X de McGregor: os funcionários são vistos como indolentes e necessitam de controle rigoroso para aumentar a produtividade.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o porquê dessa alternativa ser a correta. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes sobre outros conceitos, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A. A questão junta duas teorias diferentes: Científica (Taylor) e X e Y (McGregor).
gab: letra A
Os princípios básicos da Teoria X são:
Os princípios básicos da Teoria Y são:
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
Letra A
Estilos de Administração.
A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador.
A administração das organizações em geral (e das empresas em particular) é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas.
Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humanos: As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensa salariais ou materiais.
Que questão linda.
A questão versa sobre a Escola da Administração Científica de Taylor e faz um paralelo com as Teorias comportamentais X e Y de McGregor.
Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.
Taylor considerava a vadiagem sistemática dos operários, como um dos males das organizações, além de ter como pilar da Organização Racional do Trabalho o sistema de incentivos salariais e materiais.
Já as teorias de McGregor são as seguintes:
TEORIA X (Concepção tradicional do homem. Macete: homem liXo). Nessa teoria, o homem é preguiçoso por natureza, não gosta de novos desafios, falta ambição. Além disso, as pessoas:
▪ São preguiçosas e indolentes;
▪ Evitam trabalhar;
▪ Evitam responsabilidades;
▪ Precisam de controle e de direção;
▪ São ingênuas e sem iniciativa.
TEORIA Y (Concepção moderna do homem. Macete: Yes, we can). O homem é comprometido, aprende, tem motivação e não tem desprazer natural em relação ao trabalho. Além disso, as pessoas nessa teoria:
▪ São esforçadas, criativas, gostam de trabalhar, competentes.
▪ Acham o trabalho natural;
▪ Procuram responsabilidade, desafios e são automotivadas e autodirigidas.
Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. Pág. 330.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) CORRETO, A representação do homem na citação do enunciado remete à teoria X de McGregor.
B) INCORRETO. A teoria X não vincula motivação à autonomia. Na teoria X elas evitam trabalho e são preguiçosas.
C) INCORRETO. McGregor tinha duas teorias antagônicas (descritas acima) e autonomia e descentralização são empregadas nas teorias da abordagem clássica.
D) INCORRETO. Pois se relaciona com a teoria X
E) INCORRETO. Relaciona-se com a teoria X, mas não pelos motivos citados na questão.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo