Há elementos estratégicos que necessitam ser considerados na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q938148 Serviço Social
Há elementos estratégicos que necessitam ser considerados na gestão de políticas públicas. Para que a ação pública proporcione proteção e segurança aos cidadãos tem-se a concepção da articulação por sistemas. Nessa linha, compreende-se que a intersetorialidade
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa C

O tema central da questão é a intersetorialidade na gestão de políticas públicas. Este conceito é fundamental para o planejamento e implementação de políticas que visam enfrentar problemas sociais complexos, que frequentemente exigem a colaboração entre diferentes setores e disciplinas.

A intersetorialidade implica em uma abordagem integrada, onde diversos setores e áreas de conhecimento colaboram para criar soluções mais eficazes. Diferentes atores, com suas experiências e conhecimentos específicos, são mobilizados para trabalhar juntos, reconhecendo que muitos problemas sociais são complexos e multifacetados. De acordo com o Manual de Política Social, a intersetorialidade é essencial para superar abordagens fragmentadas e desenvolver respostas mais abrangentes.

Justificativa da alternativa correta (C): A opção C descreve corretamente o conceito de intersetorialidade ao destacar a "mobilização de sujeitos diversos ligados a diferentes áreas" para responder a "problemas complexos". Isso está alinhado com a ideia de que a intersetorialidade busca integrar diferentes perspectivas e conhecimentos para resolver questões que se espalham pelos diferentes locus de intervenção.

Análise das alternativas incorretas:

A: A alternativa sugere que as políticas são completas por si só, o que contraria a essência da intersetorialidade, que justamente busca complementar e integrar ações para potencializar resultados.

B: Esta opção fala de um "acúmulo setorial" e "somatória de ações particularizadas", o que descreve uma abordagem fragmentada, oposta à lógica de integração e colaboração que caracteriza a intersetorialidade.

D: A opção D menciona uma "cultura unidisciplinar", o que é contrário ao conceito de intersetorialidade, que busca transcender especializações fragmentadas em prol de uma visão integrada.

E: A alternativa sugere "explicações tópicas, fracionadas e unidimensionais", que não correspondem à visão abrangente e integrada que a intersetorialidade propõe.

Estratégia de interpretação: Ao ler questões sobre políticas sociais, busque identificar termos que indiquem integração, colaboração e mobilização de múltiplos atores. Desconfie de palavras que sugiram fragmentação ou isolamento de setores, pois essas geralmente indicam separação em vez de articulação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

remete à ideia de que as políticas são, por si só, completas e que podem alcançar plenamente suas finalidades, mas a articulação entre elas, permite um aprimoramento das ações junto aos cidadãos. 

B

trata de um acúmulo setorial, em que cada política pública já possui seus conhecimentos e estratégias e devem reproduzílos sempre nos mesmos modos de execução, sendo que a articulação é o resultado da somatória das ações particularizadas. 

C

pressupõe mobilização de sujeitos diversos ligados a diferentes áreas para responder a problemas complexos que se espraiam nos diferentes locus de intervenção e produção de conhecimento. 

D

prevê o desenvolvimento de uma cultura unidisciplinar em que a organização e o conhecimento ficam retidos nas áreas de cada especialização em procedimentos fragmentados para que proporcione a visão integrada dos sujeitos e das realidades sociais.  

E

pressupõe a incorporação de novas explicações para a realidade social de modo a compreendê-la por meio das explicações tópicas, fracionadas e unidimensionais dentro do âmbito dos diferentes setores. 

Gabarito: C

Intersetorialidade:" Processo de operacionalização da Gestão Social, fundada em práticas de formação da democracia e da cidadania, da garantia dos direitos a partir da articulação das dimensões do trabalho em rede valorizando saberes e experiências para a realização e avaliação de políticas, programas e projetos, com o objetivo de alcançar resultados sinérgicos e articulados em situações complexas. Com vistas ao planejamento comum, resultados integrados" (GARAJAU, 2013)

Referência: GARAJAU, Narjara Incalado. Reflexões sobre a Intersetorialidade como estratégia de gestão social. Disponível em: <http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/REFLEX%C3%95ES%20SOBRE%20A%20INTERSETORIALIDADE%20COMO%20ESTRAT%C3%89GIA%20DE%20GEST%C3%83O%20SOCIAL.pdf>

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo