Assinale a opção correta no que tange às entidades públicas ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (59)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa "b": Errada. As empresas públicas possuem personalidade jurídica de direito privado.
Alternativa "c": Correta. As agências reguladoras são autarquias em regime especial e buscam fiscalizar, regular e normatizar a prestação de serviços públicos por particulares.
Alternativa "d": Errada. As sociedades de economia mista possuem personalidade de direito privado, sendo constituídas somente pela forma de sociedade anônima, com capital misto, sendo que a maioria do capital votante deve pertencer ao poder público.
Alternativa "e": Errada. As empresas públicas e sociedades de economia mista integram a administração indireta e são criadas para a exploração de atividade econômica ou prestação de serviço público.
Gabarito do Professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)
---------------------------------------------------------
A = Errado. As fundações públicas podem ser constituídas sob o regime de direito público ou de direito privado. Essa é a posição majoritária na doutrina e na jurisprudência.
E o CESPE segue este entendimento:
(CESPE\MC\2013\Q343664)
Fundação pública é a pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. (Errado)
(CESPE\ANTT\2013\Q331148)
As fundações públicas podem ser instituídas com personalidade jurídica de direito público ou privado; a criação das de direito público depende diretamente de lei específica e a das de direito privado, de ato próprio do Poder Executivo, autorizado por lei. (Certo)
---------------------------------------------------------
B = Errado. Empresas públicas possuem personalidade jurídica de direito privado.
---------------------------------------------------------
C = Certo. Agências reguladoras são pessoas jurídicas de direito público, com natureza jurídica de autarquias de regime especial, cuja função é regulamentar, controlar e fiscalizar determinado setor econômico ou atividades que constituem objeto de delegação de serviço público ou de concessão para exploração de bem público.
---------------------------------------------------------
D = Errado. As sociedades de economia mista devem obrigatoriamente adotar a forma de sociedade anônima (S.A.). As empresas públicas é que podem ser estruturadas sob qualquer tipo societário admitido em direito.
---------------------------------------------------------
E = Errado. Ambas são integrantes da administração pública indireta.
---------------------------------------------------------
Direito administrativo esquematizado/ Ricardo Alexandre, João de Deus. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
---------------------------------------------------------
Fé em Deus, não se renda.
Letra (c)
a) Incluiu entre os órgãos da Administração Indireta as fundações públicas, definindo-as como pessoas jurídicas de direito privado.
b) Empresas públicas possuem personalidade jurídica de direito privado.
c) Certo. Celso Antônio Bandeira de Mello (2005, p.154) conceitua as agências reguladoras como: "autarquias sob regime especial, ultimamente criadas com a finalidade de disciplinar e controlar certas atividades."
d) Sociedade de economia mista federal há de ser entendida como a pessoa jurídica cuja criação é autorizada por lei, como um instrumento de ação do Estado dotada de personalidade de Direito Privado, mas submetida a certas regras especiais decorrentes desta sua natureza auxiliar de atuação governamental, constituída sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou entidade de sua Administração indireta, sobre remanescente acionário de propriedade particular".
Celso Antônio Bandeira de Mello
e) As EP e as SEM integram a administração indireta (e não a direta).
a) fundações públicas podem ser de direito público ou direito privado;
b) E.P é de direito privado;
c) CORRETA;
d) S.E.M podem ser apenas S/A (peguem a primeira e a última letra);
e) S.E.M e E.P integram a administração indireta
GABARITO C
a) As fundações públicas são entidades integrantes da administração indireta, sendo dotadas de personalidade jurídica de direito público E PRIVADO
b) Criada por força de autorização legal como instrumento de ação do Estado, uma empresa pública federal é uma pessoa jurídica dotada de personalidade jurídica de direito PRIVADO.
c) As agências reguladoras são, em regra, autarquias sob regime especial criadas com a finalidade de disciplinar e controlar certas atividades econômicas.
d) As sociedades de economia mista são submetidas a regras especiais, sendo constituídas SOMENTE sob a forma de sociedades anônimas , cujas ações ou cotas com direito a voto devem pertencer, em sua maioria, ao ente federativo.
e) As empresas públicas e as sociedades de economia mista, integrantes da administração INdireta federal, são instrumentos de ação do Estado, logo, são entidades voltadas à busca de interesse público.
Contribuindo:
O seguinte conceito, aplicável a grande parte das agências reguladoras brasileiras hoje existentes: trata-se de entidades administrativas com alto grau de especialização técnica, integrantes da estrutura formal da administração pública, instituídas como autarquias sob regime especial, com a função de regular um setor específico de atividade econômica ou um determinado serviço público, ou de intervir em certas relações jurídicas decorrentes dessas atividades, que devem atuar com a maior autonomia possível relativamente ao Poder Executivo e com imparcialidade perantes as partes interessadas ( Estados, setores regulados e sociedade).
FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016. p.186
bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo