Com referência aos padrões de projeto relacionados à engenha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q328248 Arquitetura de Software
Com referência aos padrões de projeto relacionados à engenharia de software, julgue os itens seguintes.


Padrões de projeto envolvem combinações de classes e algoritmos associados que cumprem com propósitos comuns de projeto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C (Certo)

Os padrões de projeto são soluções reutilizáveis e comprovadas para problemas comuns que ocorrem no desenvolvimento de software. Eles são concebidos para melhorar a flexibilidade e a reutilização de código, e para facilitar a manutenção do software.

Um padrão de projeto envolve a combinação de classes e algoritmos que colaboram para cumprir um propósito comum de projeto. Este propósito pode ser a criação de objetos, a estruturação de classes, ou o comportamento das classes e objetos no sistema.

Vamos analisar a questão mais a fundo:

Justificação da alternativa correta (C - Certo):

Os padrões de projeto realmente envolvem a combinação de classes e algoritmos associados que cumprem propósitos comuns de projeto. Um exemplo clássico é o padrão de projeto Singleton, que garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela. Outro exemplo seria o padrão Observer, que define uma dependência um-para-muitos entre objetos, permitindo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente.

Explicação das alternativas incorretas:

Se a alternativa fosse "E - Errado", isso indicaria que padrões de projeto não envolvem a combinação de classes e algoritmos, o que é incorreto. A essência dos padrões de projeto é exatamente essa combinação e colaboração entre classes para resolver problemas específicos de design. Portanto, qualquer afirmação contrária estaria desconsiderando a definição fundamental dos padrões de projeto.

É importante para os alunos se familiarizarem com os diferentes tipos de padrões de projeto, como os padrões de criação (ex.: Factory Method, Abstract Factory), estruturais (ex.: Adapter, Composite) e comportamentais (ex.: Strategy, Command). Cada um desses padrões aborda problemas específicos e é usado em contextos apropriados para tornar o desenvolvimento de software mais eficiente e robusto.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de padrões de projeto e a razão pela qual a alternativa correta é a letra C. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Padrões de Projeto (do inglês, Design Patterns) são descrições de objetos que se comunicam e classes que são customizadas para resolver um problema genérico em um contexto específico. Esses padrões nomeiam, abstraem e identificam aspectos comuns em uma estrutura. Eles resolvem problemas comuns ou recorrentes.

 

Gabarito: Certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo