Esping-Andersen, ao examinar as variações dos direitos socia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Assistente Social |
Q1050987 Serviço Social
Esping-Andersen, ao examinar as variações dos direitos sociais em diversos países e sua estratificação de Welfare State, encontra combinações diferentes entre Estado, mercado e família, por conseguinte de proteção social à família. Assim, o autor agrupa essas variações em regimes de Welfare State, sendo o regime mais protetivo o:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema central da questão: A questão aborda o conceito de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social), especificamente os modelos de regimes de bem-estar social propostos por Gøsta Esping-Andersen. Este tema é relevante para o entendimento das políticas sociais e da proteção social nos diferentes países.

Resumo teórico: Esping-Andersen, em sua obra clássica "The Three Worlds of Welfare Capitalism", identificou três regimes principais de Welfare State com base na relação entre o Estado, o mercado e a família:

  • Modelo Social-Democrata: Caracteriza-se por ser o mais protetivo, oferecendo um alto nível de segurança social e bem-estar, com o Estado desempenhando um papel central na redistribuição de recursos e garantia de direitos sociais.
  • Modelo Corporativo: Baseia-se na contribuição do trabalhador e do empregador para a segurança social, frequentemente refletindo as divisões ocupacionais.
  • Modelo Residual: Foca na assistência social como uma última alternativa, intervindo apenas quando o mercado e a família falham.

Desta forma, a resposta correta é a alternativa A - Modelo Social Democrata, pois este modelo é aquele que proporciona a maior proteção social às famílias, constituindo-se como o regime mais protetivo.

Justificativa da alternativa correta: O modelo social-democrata se destaca pela universalidade das políticas sociais, que são amplamente financiadas pelo Estado, buscando minimizar desigualdades e promover o bem-estar social.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - Modelo Residual: Este modelo não é o mais protetivo, pois depende fortemente do mercado e da família, intervindo apenas em casos de falhas desses sistemas.
  • C - Modelo Corporativo: Embora forneça proteção, tende a reforçar divisões sociais e não garante universalidade nos direitos sociais.
  • D - Modelo Welfare State: Este não é um modelo específico, mas sim o termo geral para os regimes de bem-estar.
  • E - Modelo Garantia de Direitos: Este modelo não é identificado por Esping-Andersen como um regime específico de Welfare State.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

? O conceito de social-democracia ganhou suas primeiras definições no final do século XIX. Formado dentro do movimento operário, a social-democracia é um modelo político, econômico e social que está, de certa forma, ligado aos conceitos marxistas do socialismo. O modelo político e econômico defendido pelos operários apontava as falhas e deficiências do modo de produção capitalista.

Para os sociais-democratas do final do século XIX, entretanto, não seria possível acabar e destruir com o sistema capitalista de economia e produção. Contudo, algumas mudanças poderiam ser implantadas para compensar e tentar resolver as falhas do sistema. Os primeiros sociais-democratas defendiam uma intensa participação popular na economia e política e a defesa da liberdade e igualdade.Os sociais-democratas defendem a ideia de capitalismo humanizado, na tentativa de resolução das falhas do sistema. Para isso, o Estado deveria atuar garantindo o equilíbrio entre intervenção na economia e oferecimento de benefícios sociais.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

"Também as reformas sociais ocorridas no período pós-Segunda

Guerra não atingiram esse objetivo. Assim as primeiras ações de políticas

sociais ocorrerão na relação de continuidade entre Estado liberal

e Estado social. Ambos terão um ponto em comum que é o reconhecimento

de direitos sociais sem prejudicar os fundamentos do capitalismo.

Isso porque não houve ruptura radical entre o Estado liberal

(século XIX) e o Estado social capitalista (século XX). Mas, sim, uma

nova visão de Estado, pressionado por mudanças (lutas das classes

trabalhadoras), o “velho liberalismo foi cedendo espaço a um liberalismo

mais ‘social’” (Pereira, 2000a, p.110) e incorporando orientações

social-democratas em um novo contexto socioeconômico e da luta

de classes, possibilitando uma visão social e, consequentemente,

investimentos em políticas sociais (Behring & Boschetti, 2006, p.63)."

Disponível no Artigo :

As políticas sociais no contexto brasileiro: natureza e desenvolvimento Maria Cristina Piana

https://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-02.pdf

Dica: Estudar Política Social juntamente com SS e trabalho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo