O princípio da autonomia das escolas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - refere-se à elaboração e implementação do seu projeto pedagógico, pelo qual a equipe escolar norteia o trabalho coletivo.
Ao falarmos sobre o princípio da autonomia das escolas, estamos abordando a capacidade e a liberdade que as instituições de ensino têm para elaborar e conduzir suas propostas pedagógicas. Esse princípio está fundamentado na ideia de que cada escola deve ser capaz de atender às necessidades específicas de sua comunidade e de seus estudantes, considerando suas particularidades culturais, sociais e econômicas.
Assim, o princípio da autonomia está intrinsecamente ligado à ideia de democracia na gestão escolar e ao envolvimento coletivo na tomada de decisões. Isso significa que professores, gestores, alunos e comunidade participam ativamente do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, o qual serve como um guia para toda a prática educativa da instituição.
Na alternativa D, a assertiva está correta porque resume adequadamente o conceito de autonomia escolar ao apontar para a elaboração e implementação do projeto pedagógico de forma coletiva pela equipe escolar. Este é um dos aspectos mais importantes quando se discute autonomia, pois o PPP é o documento que define a identidade da escola e as linhas norteadoras de sua ação pedagógica, sendo, portanto, o coração do trabalho educativo.
Discutir a autonomia implica reconhecer a importância de se ter um projeto educativo que seja significativo e relevante para a realidade da escola, o que só é possível quando há liberdade e responsabilidade para que a comunidade escolar possa se organizar, planejar e colocar em prática suas ideias e soluções.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Incorreta. Todas as instituições de ensino possuem características próprias que impossibilitam a unificação do ensino.
B) Incorreto. A frase contradiz qualquer conceito sobre autonomia.
C) Incorreto. Só porque a escola tem autonomia isto não significa que os professores têm autonomia de fazer o que bem entende.
D) Correta.
E) Incorreta. Porque a frase se contradiz, isto é, se está prevista na legislação as regulamentações oficias necessariamente deve estar de acordo, uma vez que hierarquicamente falando as leis estão acima de qualquer regulamentação oficial.
Segundo Araújo (2003), para delinear esse trabalho coletivo na escola, o Projeto Político Pedagógico pode auxiliar pois dá um rumo, um norte ao trabalho desenvolvido, com um sentido definido e explícito de onde se quer chegar. E esse rumo é definido pelo coletivo da escola, ou seja, todas as pessoas que ali trabalham exerce interferência no dia a dia da comunidade e na qualidade das informações transmitidas aos alunos; conhecendo o que atua no mundo da consciência; no mundo da natureza e no mundo dos produtos; compreendendo a si e os outros na realidade do mundo atual.
Pode-se dizer que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que ajudará a escola a criar condições para a promoção de uma ação social coletiva, uma vez que as pessoas ali envolvidas devem ter clara a visão de homem, de sociedade, de escola, de educação e de mundo que almejam construir.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo