Atualmente está amplamente difundido um discurso pedagógico ...
Atualmente está amplamente difundido um discurso pedagógico em torno da importância do brincar. Entretanto, ideias e práticas, muitas vezes ainda reduzem o brincar a uma atividade à parte, paralela, de menor importância na formação escolar da criança.
De acordo com o documento Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade (2007), alguns princípios sustentam essa visão da brincadeira como menos importante:
1. Muitas vezes os professores se sentem aprisionados pelos horários e conteúdos rigidamente estabelecidos e não encontram espaço para a fruição, para o fazer estético ou a brincadeira.
2. A brincadeira está entre as atividades frequentemente avaliadas como tempo perdido.
3. À medida que avançam as séries/anos do ensino fundamental, os espaços e tempos do brincar diminuem, se restringindo à “hora do recreio”.
4. Em muitos momentos a brincadeira é vista apenas como forma de proporcionar o relaxamento e a reposição de energias para o trabalho “sério e importante”.
5. A brincadeira é considerada uma atividade oposta ao trabalho, sendo por isso menos importante, uma vez que não se vincula ao mundo produtivo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.