Devido à grande utilização da fibra do asbesto na construção...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q394994 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação às doenças profissionais e do trabalho, julgue os itens que se seguem.

Devido à grande utilização da fibra do asbesto na construção civil, a asbestose é a pneumoconiose mais frequente no Brasil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

A questão trata da relação entre o uso de asbesto na construção civil e a ocorrência de asbestose, uma forma de pneumoconiose. Para compreender melhor essa questão, é necessário entender o conceito de pneumoconiose, que é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras minerais.

O enunciado afirma que a asbestose é a pneumoconiose mais frequente no Brasil devido ao uso do asbesto. Entretanto, essa afirmação é incorreta. No Brasil, a pneumoconiose mais comum é a silicose, que é causada pela inalação de sílica livre, uma substância amplamente utilizada em diversas atividades industriais e de construção.

A asbestose é, de fato, uma preocupação significativa, especialmente por causa do potencial cancerígeno do asbesto, que pode levar ao mesotelioma, um tipo de câncer. No entanto, em termos de frequência, a silicose prevalece devido à maior exposição dos trabalhadores à sílica em comparação ao asbesto.

Portanto, ao afirmar que a asbestose é a mais frequente, o enunciado erra ao desconsiderar a realidade estatística e epidemiológica das doenças ocupacionais no Brasil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Silicose

É a principal pneumoconiose no Brasil, causada por inalação de poeira de sílica livre cristalina (quartzo). Caracteriza-se por um processo de fibrose, com formação de nódulos isolados nos estágios iniciais e nódulos conglomerados e disfunção respiratória nos estágios avançados. Atinge trabalhadores inseridos em diversos ramos produtivos:

  • na indústria extrativa (mineração subterrânea e de superfície); 
  • no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação); 
  • em fundições; 
  • em cerâmicas, em olarias; 
  • no jateamento de areia; 
  • cavadores de poços; 
  • polimentos e limpezas de pedras etc.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/doencas_do_trabalho/index.php?p=6059

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo