Com base no Manual de Redação da Presidência da República, j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q458401 Redação Oficial
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.

É vedado o emprego de estrangeirismos em comunicações oficiais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O enunciado informa que "é vedado o emprego de estrangeirismos em comunicações oficiais".

Na verdade, segundo o Manual de Redação Oficial, "(...) O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver, ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da língua portuguesa. O problema do abuso de estrangeirismos inúteis ou empregados em contextos em que não cabem, é em geral causado ou pelo desconhecimento da riqueza vocabular de nossa língua, ou pela incorporação acrítica do estrangeirismo".



A resposta é correta. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pablo Jamilk - Comentando a prova do DEPEN Os estrangeirismos devem ser utilizados com cautela, mas podem ser utilizados.

As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

O vedado invalidou a questão. 

Gab ERRADO

O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver, ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da língua portuguesa.

O Manual não veda o uso, apenas pede cautela. Resposta: ERRADO

SÓ É POSSÍVEL USAR SE NÃO EXISTIR OUTRA FORMA.



GABARITO ERRADO

Manual de Redação:

 

De outro lado, não se concebe que, em nome de suposto purismo, a linguagem das comunicações oficiais fique imune às criações vocabulares ou a empréstimos de outras línguas. A rapidez do desenvolvimento tecnológico, por exemplo, impõe a criação de inúmeros novos conceitos e termos, ditando de certa forma a velocidade com que a língua deve incorporá-los. O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver, ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da língua portuguesa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo