Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é u...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - O alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.
Para compreender essa questão, é necessário entender que a língua escrita é uma representação simbólica da língua falada. A língua falada possui diversas variações, sejam elas regionais ou sociais, que influenciam na pronúncia das palavras. Essas variações são representadas por alofones, que são variantes de um mesmo fonema que não chegam a diferenciar significados. Por exemplo, o "r" carioca e o "r" paulista são alofones do fonema /r/ no português brasileiro.
Contudo, quando representamos a língua falada na forma escrita, utilizamos o alfabeto, que não apresenta essa riqueza de detalhes. O alfabeto é composto por letras que representam fonemas, que são as menores unidades distintivas de som em uma língua. Assim, o alfabeto funciona como um sistema de neutralização das variações: ele não transcreve as diferenças de pronúncia regionais ou sociais, mas sim os fonemas padrões da língua.
Por isso, a alternativa B é a correta, pois ela afirma que é o alfabeto que neutraliza as variações existentes na fala quando passamos para a escrita. As demais alternativas não representam adequadamente esse processo de transcodificação da língua falada para a língua escrita e, portanto, não estão corretas.
Ao estudar para concursos na área de Pedagogia e Educação Infantil, é importante que você compreenda como ocorre o processo de aquisição da escrita e as relações entre a fala e a escrita para poder ensinar de forma eficaz. Lembre-se de que a escrita é um código que estabelece uma relação arbitrária com a fala, e esse conhecimento é fundamental na hora de alfabetizar e letrar os estudantes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo