Assinale a alternativa que apresenta a sequência ao trecho a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda a pontuação correta de um trecho de texto, um aspecto essencial da gramática que influencia diretamente a clareza e o entendimento do que se quer comunicar. Para resolver este tipo de questão, é necessário compreender o uso adequado de vírgulas, especialmente em casos que envolvem orações subordinadas, enumerações e expressões como "principalmente por".
Alternativa correta: A alternativa correta é a D.
Nessa alternativa, a pontuação está correta porque:
- O termo mindfulness está separado por vírgulas conforme o padrão necessário, após uma oração subordinada: "que, embora menos conhecido, tem ganho".
- O uso da vírgula após "tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes" não é necessário antes de "principalmente", pois a expressão "principalmente por garantir" não é uma enumeração, mas sim uma explicação.
- As vírgulas são bem aplicadas para isolar expressões explicativas e impedir ruídos na leitura.
Análise das alternativas incorretas:
A - Contém vírgula desnecessária entre "principalmente" e "por", além de uma vírgula inadequada após "garantir".
B - Faltam vírgulas para separar a oração subordinada "que, embora menos conhecido, tem ganho". Além disso, a vírgula após "principalmente" está mal colocada.
C - Apresenta uma vírgula desnecessária após "acontece" e "ganho", além de uma vírgula desnecessária entre "eficiência" e "e". O uso da vírgula em "principalmente por" também não é necessário.
E - Apresenta vírgulas em excesso, criando pausas desnecessárias em "O mesmo, acontece" e "embora, menos conhecido". Além disso, o uso de dois pontos após "por" é inadequado.
Entender a lógica por trás da pontuação pode parecer complicado, mas ao praticar e revisar essas regras, você ficará cada vez mais confiante. Lembre-se de que as vírgulas têm o poder de mudar o significado de uma frase e facilitar a leitura.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
O mesmo acontece com o mindfulness, que, embora menos conhecido, tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes, principalmente por garantir maior foco, eficiência e produtividade.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
Ele esta explicando que o mindfulnes é menos conhecido.
Usa-se virgula nas orações subordinadas adjetivas explicativas
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso de pontuação. O candidato deve indicar a assertiva corretamente pontuada. Vejamos:
Legenda:
(,) ⇨erro de ausência de vírgula
,⇨ erro por vírgula no lugar errado.
,⇨ por vírgula correta.
Sigam os símbolos acima para erro de ausência de vírgula ou pela presença dela. Analisemos:
a) Incorreta.
O mesmo acontece com o mindfulness (,) que, embora menos conhecido, tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes, principalmente, por garantir, maior foco, eficiência e produtividade.
Vamos aos erros:
Faltou uma vírgula antes do "que" para isolar a oração subordinada adjetiva explicativa (que tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes)
A vírgula após "principalmente" está fragmentando erradamente um termo todo explicativo (, principalmente, por garantir)
A vírgula está separando erradamente os elementos que dariam maior sentido ao verbo, ou seja, o seu complemento ( por garantir, maior foco, eficiência e produtividade.). Isso é proibido pela norma culta.
b) Incorreta.
O mesmo acontece com o mindfulness (,) que (,) embora menos conhecido tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes principalmente, por garantir maior foco, eficiência e produtividade.
Vamos aos erros:
Faltou uma vírgula antes do "que" para isolar a oração subordinada adjetiva explicativa (que tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes)
Deveria ter dupla vírgula isolando a oração subordinada adverbial concessiva que está intercalada (,embora menos conhecida,). A oração fora de sua ordem direta com três ou mais palavras, leva vírgula. A ordem direta deveria ser no final de toda estrutura.
c) Incorreta.
O mesmo acontece, com o mindfulness que, embora menos conhecido (,) tem ganho, cada vez mais, espaço nas agendas de grandes líderes, principalmente por garantir maior foco, eficiência, e produtividade.
Vamos aos erros:
A vírgula está separando o verbo do seu complemento erradamente, pois isso é contra a norma culta ( O mesmo acontece, com o mindfulness...).
Deveria ter dupla vírgula isolando a oração subordinada adverbial concessiva que está intercalada (,embora menos conhecida,). A oração fora de sua ordem direta com três ou mais palavras, leva vírgula. A ordem direta deveria ser no final de toda estrutura.
d) Correta.
O mesmo acontece com o mindfulness, que, embora menos conhecido, tem ganho cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes, principalmente por garantir maior foco, eficiência e produtividade.
A 1ª vírgula separando uma oração subordinada adjetiva explicativa, veja a oração inteira de forma direta: "mesmo acontece com o mindfulnes que tem ganho cada".
A 2ª e a terceira vírgula isolam uma oração subordinada adverbial de concessão intercalada "embora menos conhecida".
A 3ª vírgula abre um segmento explicativo (principalmente por garantir).
As demais vírgulas separam termos de mesmo valor sintático (maior foco, eficiência e produtividade), porque são objetos diretos do verbo garantir.
e) Incorreta.
O mesmo, acontece com o mindfulness (,) que, embora, menos conhecido, tem ganho, cada vez mais espaço nas agendas de grandes líderes, principalmente por: garantir maior foco, eficiência, e produtividade.
Vamos aos erros:
A vírgula separando uma oração subordinada adjetiva explicativa, veja a oração inteira de forma direta: "mesmo acontece com o mindfulnes que tem ganho cada".
A vírgula após o "embora" fragmentou a oração subordinada adverbial de concessão ( embora, menos conhecido,)
A vírgula após “ganho” separou o complemento do verbo. Nesse caso, ou coloca mais uma vírgula após o adjunto adverbial "cada vez mais" ou não coloca nenhuma. Os dois-pontos estão errados, pois está fragmentando um termo explicativo ( principalmente por: garantir maior foco, eficiência, e produtividade)
A vírgula antes da conjunção de adição também não está certa já que temos já a conjunção (garantir maior foco, eficiência, e produtividade)
Gabarito do monitor: D
não sabia que poderia isolar o ''que'' assim. mas a repetição me levará a aprovação PMPR 2024!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo