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Q1024107 Educação Artística
Voltando à questão do logos, pode-se ainda dizer que este – de maneira análoga à mousiké – também é ouvido primeiramente como totalidade (ou sentido), como manifestação abrupta e insistente, que não depende de interpretações para avalizá-lo. Daí o entrelaçamento dos conceitos e seus respectivos atributos, colocando-os praticamente como sinônimos, indiferenciados em sua generalidade. Portanto, é essa singularidade que confere à mousiké sua equivalência com o logos. Não fora mero acaso que a música se tornasse a base da cultura geral grega e, em certo sentido, o que distinguisse o homem culto do inculto. Se não houvesse tal singularidade, ela não teria alcançado esse patamar, tampouco seria uma das bases do paideuma grego. Lia Tomás.
O texto aponta para uma relação entre logos e mousiké em que se coloca uma compertinência necessária entre ambas, porque:
Alternativas

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Vamos analisar a questão sobre a relação entre logos e mousiké, dois conceitos essenciais na cultura grega antiga.

Primeiramente, é importante compreender que logos refere-se à razão, ao discurso ou à palavra, enquanto mousiké abrange a música e outras artes associadas às musas. O texto sugere uma equivalência entre esses conceitos, destacando a música como um elemento fundamental da cultura e educação gregas, ou paideuma.

Alternativa Correta: A - Ontologicamente a música cria sua própria unidade e a confere ao logos.

Essa alternativa está correta porque o texto argumenta que a mousiké se apresenta de forma total e autossuficiente, similar ao logos. Ambas compartilham uma singularidade que as coloca em um mesmo patamar, quase como sinônimos na cultura grega. A música, portanto, não depende de definições externas (como a linguagem verbal) para ser compreendida ou ter valor.

Analisando as alternativas incorretas:

B - Radicalmente a linguística e a semiótica explicam a mousiké.
Esta alternativa está incorreta porque o texto não menciona a linguística ou a semiótica como explicações para a música. A competência da música de ser autossuficiente e direta não é atribuída a outras disciplinas.

C - Singularmente a música se equivale à linguagem verbal.
Embora o texto sugira uma equivalência com o logos, ele não afirma que a música é simplesmente uma forma de linguagem verbal. A equivalência ocorre em termos de abrangência cultural e educacional.

D - Antigamente a música estava subjugada à palavra logos.
Esta é incorreta porque o texto sugere o contrário: a música e o logos são apresentados lado a lado, e não de forma hierárquica.

E - Primeiramente o logos define a mousiké.
Este item é incorreto pois o texto enfatiza a independência e completude da mousiké em relação ao logos, não sua definição por ele.

Para resolver questões como essa, é importante identificar palavras-chave no texto e nas alternativas, entender o contexto cultural e histórico, e interpretar corretamente as relações entre os conceitos apresentados.

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