Ainda sobre o diálogo platônico, podemos pensar que o grau m...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - na harmonia das esferas proposta por Pitágoras.
Para compreender essa questão, é necessário um entendimento sobre as diferentes concepções de verdade na filosofia grega, especialmente no contexto do pensamento de Platão e Pitágoras. A questão aborda o conceito de alétheia, que significa 'verdade' em grego. Platão, em seus diálogos, frequentemente relaciona a verdade a conceitos absolutos e ideias universais.
Alternativa A: A "harmonia das esferas" de Pitágoras é uma teoria que sugere que os corpos celestiais se movem de acordo com proporções matemáticas que geram uma música inaudível, uma harmonia cósmica. Esta teoria relaciona-se ao conceito platônico de que a verdade está no mundo das ideias e do absoluto, pois simboliza uma ordem e beleza subjacentes ao cosmos, acessível através da razão e da matemática, que são fundamentais no pensamento platônico.
Alternativas Incorretas:
B - nas relações intersemióticas da música: As relações intersemióticas referem-se à interação entre diferentes sistemas de signos, como música e linguagem. Embora Platão valorize a música, ele não a considera o grau mais elevado de verdade, pois a verdade para ele transcende as manifestações sensoriais.
C - no canto sem apoio do signo verbal: Esta alternativa destaca a música de maneira isolada, mas, segundo Platão, a verdade não está apenas em expressões artísticas ou musicais sem a fundamentação racional e intelectual associada aos signos verbais ou à linguagem.
D - na música pura instrumental: Assim como a alternativa C, a música instrumental não é considerada por Platão como portadora do mais alto grau de verdade, pois, enquanto arte, ainda está no mundo sensível e não no mundo das ideias.
E - na canção épica de Homero: Embora as epopeias de Homero tenham sido de grande valor cultural na Grécia antiga, Platão frequentemente criticava os poetas pela sua capacidade de criar ilusões, sugerindo que eles não alcançam a verdade absoluta que ele busca em suas filosofias.
Em resumo, a questão pede que se identifique a perspectiva platônica da verdade, que está mais alinhada com a harmonia das esferas de Pitágoras, um conceito que se aproxima do mundo ideal e eterno que Platão tanto valoriza.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A - na harmonia das esferas proposta por Pitágoras.
A arte (música, pintura) é uma imitação do sensível, que por sua vez é imitação do mundo das ideias. As letras B,C,D,E falam de música, canto, arte.
Letra A
Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão. Para Pitagoras a verdades está nos números sendo a harmonia dos notas musicais uma demonstração de perfeição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo