A integração de Machado de Assis à sociedade pela via do “e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q860882 Português

                                TEXTO 2


      O texto adiante é um fragmento do artigo Intelectuais negros e a identidade brasileira, publicado por Jonas Soares de Souza na revista Campo & Cidade. Leia-o, atentamente, e responda às questões 5, 6 e 7. 


                         

           INTELECTUAIS NEGROS E A IDENTIDADE BRASILEIRA


      “Neto de escrava liberta, Joaquim Maria Machado de Assis é o mais famoso e universal dos escritores brasileiros. Mulato de origem humilde, o autor de Dom Casmurro foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e, hoje, é reconhecido como escritor de primeira linha da literatura mundial. Alguns intelectuais contemporâneos de Machado de Assis, no entanto, tentavam sublimar suas origens étnicas e o passado humilde para incorporá-lo de corpo e alma ao universo dos brancos.

      O escritor Joaquim Nabuco, por exemplo, em uma carta de 1908 adverte o crítico José Veríssimo por ter se referido a Machado como ‘mulato’, em artigo de homenagem ao escritor recém-falecido. ‘Machado para mim era um branco, e creio que por tal se tomava; quando houvesse sangue estranho, isto em nada afetava a sua perfeita caracterização caucásica. Eu pelo menos só via nele o grego’.

      Na literatura sobre relações raciais no Brasil existe um consenso de que a integração dos descendentes de africanos à sociedade deu-se pela via do “embranquecimento”, ou pelo que um sociólogo chama de ‘válvula de escape do mulato’, como no caso de Machado de Assis. O “embranquecimento” pode ser entendido como o processo pelo qual indivíduos negros, principalmente intelectuais, eram assimilados às elites nacionais brasileiras. Isso significava uma escalada da pobreza e subordinação baseada no preconceito de cor e na origem escrava em direção ao domínio de classe e cultura das elites predominantemente brancas. (...)” 

A integração de Machado de Assis à sociedade pela via do “embranquecimento” teria ocorrido, segundo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: letra C

 

O próprio autor do texto (Jonas Soares de Souza) fala sobre o “embranquecimento”. “Um sociológo” dá apenas um outro nome ao termo: ‘válvula de escape do mulato’. Já Joaquim Nabuco foi quem enviou a carta, mencionada no 2° parágrafo, a José Veríssimo.

Onde está a citação do nome jonas?

Lucas Rodrigues,

Jonas Soares de Souza é o autor do texto. Ele quem traz ao texto a ideia do "embranquecimento".

que sacoooooo

Pessoal,

O português dessa banca é maldoso, sem que muitos não tem mania de ler a introdução das perguntas com intuito de economizar tempo, porém, nessa questão a resposta estava na introdução, letra C !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo