A intenção poética de A mão não está orientada para a ideia...
TEXTO 3
Conceição Lima nasceu, em 1961, na ilha de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, país africano de língua portuguesa que se tornou independente de Portugal em 1975, após 500 anos de colonização. Formada pelo King’s College de Londres, Conceição é jornalista e trabalha para a BBC de Londres.
A mão é um de seus mais conhecidos poemas. Leia-o, com atenção, e responda à questão.
A MÃO
Toma o ventre da terra
e planta no pedaço que te cabe
esta raiz enxertada de epitáfios.
Não seja tua lágrima a maldição
que sequestra o ímpeto do grão
levanta do pó a nudez dos ossos,
a estilhaçada mão
e semeia
girassóis ou sinos, não importa
se agora uma gota anuncia
o latente odor dos tomateiros
a viva hora dos teus dedos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: letra B
No entanto, discordo do gabarito. Na minha opinião, o poema indica a ideia de superação. O trecho “raiz enxertada de epitáfios” indica um passado marcado por mortes. A parte “Toma o ventre da terra / e planta no pedaço que te cabe” traz um sentido de continuidade, apesar do passado doloroso.
Além disso, vejam a análise que eu encontrei sobre as obras da autora:
“Diferentemente do que ocorreu em Angola e Moçambique, não houve guerra em São Tomé e Príncipe. Mas certamente a luta armada nos territórios insurretos ganhou reverberação nas ilhas são-tomenses, na forma de repressão e humilhações. Não é por acaso que Conceição escreve: “Deixaram nas ilhas um legado / de híbridas palavras e tétricas plantações”. Nessas plantações encontram-se ainda os espectros do passado colonial e escravista: “cada cafeeiro respira / agora um escravo morto”.
Ao pesquisar sobre palavras do português são-tomense, descobri algo que é também um sinal inequívoco desse passado. A palavra “tlaba” corresponde a trabalho. E “tlabe”, da mesmíssima origem, significa infelicidade, infortúnio, padecimento.
O mesmo tema é retomado em “A Mão”, no qual Conceição escreve: “Toma o ventre da terra / e planta no pedaço que te cabe / esta raiz enxertada de epitáfios”. O texto convida a plantar, construir, seguir em frente, tomando como ponto de partida uma semente marcada pela dor e pelo sofrimento. Este poema é uma das páginas mais pungentes da poeta são-tomense.”
(Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/187809-285 )
Amigo, fico triste em contar que você fez a pesquisa sem necessidade. O seu pensamento está correto, o poema indica ideia de superação. No entanto, o enunciado da questão diz: "A intenção poética de A mão >>>NÃO<<< está orientada para a ideia de:", ou seja, o poema traz a ideia de resistência (A), superação (C), coragem (D) e confiança (E).
Dessa forma, restou como gabarito prudência (B), que não condiz com a ideia do texto.
Nossa, Chrystopher, juro pra você que reli essa questão várias vezes e não percebi o “não”. Passou muito batido mesmo, isso talvez porque logo antes dele tem a palavra “mão”. Essa foi de lascar mesmo, obrigado!
idem.
somos todos "Renan"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo