Segundo as normas regulamentadoras sobre trabalhos em altur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q869434 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo as normas regulamentadoras sobre trabalhos em altura, o cinto de segurança deve ser do tipo paraquedista e dotado de dispositivo para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E: Conexão em sistema de ancoragem.

Os trabalhos em altura são regulamentados pela Norma Regulamentadora 35 (NR-35) do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade.

Cinto de segurança tipo paraquedista: Este tipo de cinto é projetado para distribuir a força de impacto em uma queda pelo corpo do usuário, oferecendo maior segurança. Um componente essencial do sistema de proteção contra quedas é o sistema de ancoragem, ao qual o cinto deve estar conectado. Esse sistema tem a função de sustentar e absorver a energia do corpo em caso de queda, prevenindo acidentes graves ou fatais.

Vamos analisar as alternativas:

A - Conexão no paraquedas. Esta opção está incorreta porque o termo "paraquedas" não se aplica no contexto de trabalhos em altura. O cinto tipo paraquedista remete ao design que promove distribuição de forças, não a um equipamento de paraquedas.

B - Conexão na escada de serviços. Esta alternativa está incorreta. Enquanto escadas podem ser utilizadas em trabalhos em altura, elas não constituem um ponto de ancoragem seguro para a conexão de cintos de segurança tipo paraquedista.

C - Conexão no cabo de segurança. Essa opção está incorreta porque o cabo de segurança deve estar ligado a um sistema de ancoragem, o qual é o verdadeiro ponto de segurança em casos de queda. Um "cabo de segurança" sozinho não é um sistema de ancoragem completo.

D - Conexão no braço do guindaste. Esta alternativa está errada. O braço do guindaste pode não ser projetado para funcionar como um ponto de ancoragem e pode não suportar as forças envolvidas em uma queda.

E - Conexão em sistema de ancoragem. Esta é a alternativa correta. O sistema de ancoragem é especificamente projetado e testado para suportar o impacto de uma queda e garantir a segurança do trabalhador. A NR-35 exige que os equipamentos de proteção individual, como o cinto tipo paraquedista, sejam conectados a um sistema de ancoragem adequado e seguro.

É fundamental, para quem trabalha em altura, conhecer bem a NR-35 e os requisitos de segurança específicos, pois isso não apenas garante a segurança pessoal, mas também cumpre as obrigações legais da empresa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo