O funcionário fica ansioso ao ingressar num novo emprego, po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007360 Gestão de Pessoas
O funcionário fica ansioso ao ingressar num novo emprego, pois não sabe o que encontrará no ambiente de trabalho. A organização, por sua vez, precisa ter um funcionário que seja produtivo e que assimile os valores e a cultura organizacional, esperando que isso possa levá-lo a se sentir comprometido e motivado. Em geral, os programas de integração do novo funcionário apresentam o histórico da organização, a sua missão, os seus princípios e valores, o seu organograma, as suas políticas de recursos humanos, os seus principais produtos e serviços oferecidos ao público externo e as suas responsabilidades perante a sociedade. Algumas organizações têm adotado a criação de um contrato psicológico a ser apresentado no primeiro dia de trabalho. Esse contrato psicológico se caracteriza por:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa C: O contrato psicológico é, de fato, um acordo não escrito entre o funcionário e a organização. Ele determina as expectativas da organização em relação ao funcionário e as expectativas do funcionário em relação à organização. Este conceito é fundamental na Gestão de Pessoas, pois influencia diretamente na motivação, no comprometimento e na satisfação do funcionário, além de impactar na retenção de talentos e no clima organizacional.

Comentário sobre as Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Um termo de contrato assinado pelo funcionário e pela organização define as responsabilidades formais de ambas as partes, mas isso caracteriza um contrato de trabalho formal, e não um contrato psicológico.

Alternativa B: Um contrato que descreve o cargo e as responsabilidades do funcionário refere-se a uma descrição de cargo, que é um documento formal e não compreende as expectativas subjetivas e não escritas que formam o contrato psicológico.

Alternativa D: Definir um plano de desenvolvimento da carreira do funcionário é uma prática de gestão de carreiras ou planejamento de sucessão, mas não se trata de um contrato psicológico.

Alternativa E: Um acordo que define a amplitude e autonomia do cargo em relação aos resultados esperados para servir de base para uma avaliação de desempenho é parte de um plano de gestão de desempenho, e não é um contrato psicológico.

Explicação Geral sobre o Tema:

O contrato psicológico é um conceito chave na área de Recursos Humanos e na Gestão de Pessoas. Ele envolve as percepções e expectativas mútuas entre a organização e o funcionário, que não são formalmente escritas. Esse contrato influencia diretamente o comportamento no trabalho, a satisfação e o comprometimento dos funcionários. As organizações que compreendem e gerenciam bem esse contrato tendem a ter uma força de trabalho mais engajada e produtiva.

Espero que essas explicações ajudem a entender melhor o conceito e a sua aplicação prática na área de RH. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C

Um contrato psicológico é um acordo não escrito entre o funcionário e a organização, determinando as expectativas da organização em relação ao funcionário e as expectativas do funcionário em relação à organização.

Pra responder esta questão, imaginei os exames psicológicos e psicotécnicos adotados por alguns concursos militares. No psicotécnico, ocorrem entrevistas e os examinadores falam da instituição militar e os perfis esperados pelos futuros ocupantes da função militar e a expectativa do candidato em relação a instituição militar. Trata-se de um acordo não escrito e, por isso, imaginei que se trata de um contrato psicológico.

Resolvi a questão pensando neste exemplo que vivenciei.

Bons estudos a todos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo