A Síndrome de Osler-Weber-Rendu é uma causa de hemorragia di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2636972 Medicina

A Síndrome de Osler-Weber-Rendu é uma causa de hemorragia digestiva, também chamada de Telangiectasia Hemorrágica Hereditária (THH). Em relação a esta síndrome, assinale alternativa incorreta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa incorreta: D

justificativa

A Síndrome de Osler-Weber-Rendu (Telangiectasia Hemorrágica Hereditária) é caracterizada por telangiectasias (dilatacões vasculares) que podem levar a sangramentos recorrentes, tanto nas vias respiratórias superiores (como epistaxe) quanto no trato gastrointestinal. No entanto, ela não é a causa mais comum de hemorragia digestiva média, como afirma a alternativa D. As hemorragias digestivas médias podem ter diversas origens, e a síndrome de Osler-Weber-Rendu não é a causa mais frequente dessas hemorragias, embora seja uma causa importante a ser considerada.

análise das demais alternativas

[A]: correta. As telangiectasias, que são dilatações vasculares, são comuns na pele e nas mucosas, incluindo o trato digestivo, e podem ser responsáveis por sangramentos.

[B]: correta. A síndrome se caracteriza por episódios recorrentes de epistaxe e sangramento digestivo devido às telangiectasias nas mucosas.

[C]: correta. A síndrome é mais comum em indivíduos mais jovens, mas os sintomas podem se manifestar ou ser diagnosticados em adultos, particularmente em torno dos 20 a 40 anos.

[E]: correta. O uso de técnicas como o plasma de argônio é um tratamento eficaz para as telangiectasias que causam sangramentos em indivíduos com a síndrome de Osler-Weber-Rendu.

resumo

A alternativa D está incorreta porque, embora a Síndrome de Osler-Weber-Rendu seja uma causa relevante de hemorragia digestiva, ela não é a causa mais comum de hemorragia digestiva média.

pontos chave

  • Síndrome de Osler-Weber-Rendu é caracterizada por telangiectasias em várias partes do corpo, incluindo o trato digestivo.
  • Hemorragias recorrentes em vias aéreas superiores (epistaxe) e trato gastrointestinal são comuns na síndrome.
  • Tratamentos como plasma de argônio são utilizados para controlar as ectasias vasculares e os sangramentos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo