Em relação ao orçamento público, julgue o item seguinte.A in...
A inscrição na dívida ativa por órgão competente fornece uma presunção de certeza e liquidez apenas relativa a respeito da existência do débito a ser pago.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão apresentada, é necessário um entendimento básico sobre o conceito de dívida ativa e sua relação com o orçamento público. Dívida ativa refere-se aos créditos que o governo tem a receber, e que foram formalmente registrados após não serem pagos no prazo devido. Quando um débito é inscrito em dívida ativa, ele ganha presunção de certeza e liquidez, mas é importante notar que essa presunção é apenas relativa.
Alternativa correta: C (certo)
A questão afirma que a inscrição na dívida ativa por órgão competente fornece uma presunção de certeza e liquidez apenas relativa sobre a existência do débito. Isso significa que, ao inscrever um débito na dívida ativa, presume-se que ele é devido e certo, mas essa presunção pode ser contestada em procedimentos administrativos ou judiciais. Portanto, a inscrição não é uma prova absoluta, mas sim uma indicação forte, sujeita a comprovação contrária.
Justificativa: A inscrição na dívida ativa cria uma presunção de que o débito é real e exigível, facilitando a cobrança judicial e administrativa. No entanto, essa presunção é relativa, pois o contribuinte ainda pode questionar a validade ou o valor do débito.
Por isso, a alternativa C é a correta, uma vez que a afirmação está de acordo com o entendimento de que a presunção de certeza e liquidez é apenas relativa.
Análise da alternativa incorreta:
Alternativa E (errado): Esta alternativa está incorreta porque a afirmação da questão está correta em dizer que a presunção é relativa. Se a alternativa E fosse marcada como correta, isso significaria que a afirmação está errada, o que não é o caso. A presunção relativa significa que, embora o débito tenha sido formalmente reconhecido, ele ainda pode ser contestado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dívida Ativa (tributária ou não tributária)
Direito a receber. Contabilizado no ativo do ente. Variação patrimonial aumentativa no registro inicial. O registro da dívida ativa é exceção ao princípio de caixa, o reconhecimento como receita se dá no momento da inscrição da dívida ativa. Na transferência não altera o patrimônio, um compensa o outro. A dívida ativa abrange valores adicionais, como atualização monetária e juros. Regime de competência. Assim, no "nascimento" da dívida ativa, a unidade responsável por ela registra direito a receber junto ao devedor, em razão de sua inadimplência, e a unidade originária, responsável pelo credito inicial, registra uma baixa em seu Ativo.
Do débito a ser pago??? Do crédito a receber não???
Alguém pensou assim também?
A presunção de certeza e liquidez da divida ativa é RELATIVA, pois pode ser derrogada por prova inequívoca, cuja apresentação cabe ao sujeito passivo.
PRESUNÇÃO DE CERTEZA E LIQUIDEZ RELAIVA.
Carlos Alberto,
do débito a ser pago (por terceiros).
A banca forçou um pouco a barra, cabia aqui um pouco de malícia em saber como a CESPE faz suas questões.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo