A respeito de licitações, julgue o item seguinte.A anulação ...
A anulação de uma licitação pode ser total ou parcial, mas a revogação deve ser total.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
A revogação da licitação opera efeitos ex nunc, isto é, opera efeitos a partir da decisão revocatória, porque, até então, o ato ou procedimento revogado era eficaz e válido. Daí porque da revogação resulta para o Poder Público a obrigação de indenizar o adjudicatário prejudicado.
Diversamente do que ocorre com a anulação, que pode ser total ou parcial, não é possível a revogação de um simples ato do procedimento licitatório, como o julgamento, por exemplo. Ocorrendo motivo de interesse público que desaconselhe a contratação do objeto da licitação, é todo o procedimento que se revoga.
Questão retirada da doutrina de Hely Lopes Meirelles: "...diversamente do que ocorre com a anulação, que pode ser total ou parcial, não é possível a revogação de um simples ato do procedimento licitatório, como o julgamento, por exemplo. Ocorrendo motivo de interesse público que desaconselhe a contratação do objeto da licitação, é todo o procedimento que se revoga".
Eu acertei a questão e sabia desse assunto!!! Mas tem existir uma lei para os concursos!!! As bancas devem dizer qual biografia ou doltrina que segue!
show papai
SERIA ILÓGICO UMA REVOGAÇÃO PARCIAL, SABENDO QUE TAL ATO NÃO DECORRE DE NENHUM TIPO DE ILICITUDE, E SIM POR MERA DISCRICIONARIEDADE (MÉRITO ADMINISTRATIVO).
GABARITO CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo