Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011)...
Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011), julgue o item a seguir.
A classificação de uma informação como secreta é de
competência indelegável do titular de autarquia federal.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
É essencial entender que, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a responsabilidade pela classificação de uma informação como "secreta" não é exclusiva do titular de uma autarquia federal. De fato, a própria lei estipula que esta competência pode ser exercida por outras autoridades, e mais ainda, pode ser delegada a outros agentes públicos.
Conforme o Artigo 27, inciso II, é atribuição dos titulares de autarquias, bem como de fundações ou empresas públicas e sociedades de economia mista, classificar informações no grau de "secreto".
Além disso, o parágrafo 1º do mesmo artigo esclarece que a competência para classificar informações como "ultrassecreta" e "secreta" pode ser transferida para outros agentes públicos, ressaltando que a subdelegação não é permitida. Isso significa que, embora a autoridade responsável possa delegar essa competência, quem a recebe não pode passá-la adiante.
Portanto, a afirmação de que apenas o titular de uma autarquia federal tem a competência indelegável de classificar uma informação como "secreta" não é verdadeira, o que torna a resposta à questão como incorreta.
Gabarito da questão: E - Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO ERRADO
Art. 27. A classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal é de competência:
II - no grau de secreto, das autoridades referidas no inciso I, dos titulares de autarquias, fundações ou empresas públicas e sociedades de economia mista
§ 1o A competência prevista nos incisos I e II, no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação.
A "FASE" DELEGA, MAS NÃO SUBDELEGA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo