Sejam dois tipos de aglomerantes minerais, X e Y: X: aglome...
X: aglomerante obtido usualmente pela calcinação moderada da gipsita (sulfato de ácido diidratado) resultando em sulfatos de cálcio hemi-hidratados (hemidratos).
Y: aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não.
Analisando-se as características de fabricação de cada um dos aglomerantes, pode-se afirmar que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
X é o gesso Y é o cal.
Gipsita (Gesso )
oxidos de cálcio ( cal )
Gesso - Gipsita
Cal - Cálcio
GESSO - > Aglomerante aéreo obtido usualmente pela calcinação moderada da gipsita (sulfato de ácido diidratado) resultando em sulfatos de cálcio hemi-hidratados (hemidratos).
CAL -> Aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratado ou não.
CAL HIDRATADA -> Cal, sob a forma de pó seco, obtida pela hidratação adequada de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio ou de uma mistura de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, ou ainda, de uma mistura de hidróxido de cálcio, hidróxido de magnésio e óxido de magnésio.
Cal Gorda -> A que provém de calcários muito puros contando apenas até 5% de argila;
Cal magra -> A que provém de calcários contendo 5 a 10% de argila.
Cal hidráulica -> A que contém mais de 10 a 20% de argila fazendo presa e endurecendo sob a acção de água em excesso, ou até debaixo de água.
Cal aérea -> Cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono, Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas.
Aprofundando:
-> Quanto ao rendimento da pasta, a cal aérea pode ser corretamente classificada em cal gorda e cal magra.
-> Quanto à composição química da pasta, a cal aérea pode ser corretamente classificada em cal cálcica e cal magnesiana.
Fonte: Bauer.
Fonte: https://www.engenhariacivil.com
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
Aprofundando um pouco mais...
- Quanto ao rendimento:
-> quando o rendimento for maior que 1,82: cal gorda;
-> quando o rendimento for menor que 1,82: cal magra;
- Quanto a composição básica:
-> cal cálcica: no mínimo 75% de CaO;
-> cal magnesiana: no mínimo 20% de MgO, devendo sempre a soma de CaO e MgO ser superior a 95%. Os componentes argilosos não devem ser superiores a 5%;
FONTE: Bauer
"Nossos feitos moldam o futuro"
Não fala que o aglomerante X forma aluminato. Para ser Cimento Portland é preciso formar aluminato depois da calcinação. E mais uma, o cimento - ou melhor - o clínquer, base do cimento resulta da calcinação incipiente de rochas calcárias, não necessariamente a Gipsita.
X tá com cara de gesso e o Y a gente sabe que é a Cal.
- - - - - - - -
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.
@ocivilengenheiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo