“Desde 1734, o valor mínimo, o quinto exigido pelo governo p...
Sobre a Inconfidência Mineira, assinale a afirmativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa D é a correta. Os inconfidentes mineiros tinham planos para um movimento revolucionário que ocorreria durante a derrama, um método de cobrança de impostos atrasados que impactaria principalmente os mais ricos da capitania de Minas Gerais. Eles pretendiam aproveitar o descontentamento gerado pela derrama para iniciar a rebelião.
Os inconfidentes desejavam estabelecer um governo republicano unitário, bem como redigir uma nova constituição. No quesito militar, planejavam contar com o apoio externo e também possivelmente implementar um sistema de guerrilhas para enfrentar as forças leais à Coroa Portuguesa.
As alternativas A, B, e C apresentam interpretações equivocadas ou incompletas:
- A alternativa A menciona os ideais dos jacobinos e sans-culottes da Revolução Francesa, porém não se pode afirmar que sejam semelhantes aos defendidos pelos inconfidentes mineiros em todos os aspectos.
- Na alternativa B, apesar de Alvarenga Peixoto ser um grande senhor de escravos, não havia um consenso entre os inconfidentes pelo fim da escravidão. A maioria dos inconfidentes não tinha intenção de acabar com a escravidão para ganhar o apoio dos escravos para a rebelião.
- Já a alternativa C indica que os conjurados não esperavam o apoio da população, o que não corresponde completamente ao contexto histórico, pois parte da estratégia envolvia o descontentamento popular com a cobrança dos tributos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D msm ?
Vitorioso o movimento, após a tomada do poder, os revoltosos instalariam governo republicano unitário, seria redigida uma constituição; no plano militar seria utilizado, além do apoio externo, um sistema de guerrilhas. professor que elaborou, tem que apanhar dia inteiro.
Questão mal formulada, mas era basicamente o que propunha caso desse certo.
ASSERTIVA D
A- Os ideais políticos dos jacobinos e sans-culottes da Revolução Francesa eram semelhantes aos ideais defendidos pelos inconfidentes mineiros.
Incorreta: é correto afirmarmos que os ideais franceses e o liberalismo americano foram fontes de inspiradoras para os movimentos emancipacionistas. Mas, observem, que os sans-culottes era a classe baixa da sociedade francesa, diferente da classe dos inconfidentes que foi promovida pela elite. Portanto, penso que esse seria o erro da alternativa.
B- Assim como Alvarenga Peixoto, um dos maiores senhores de escravos entre os conjurados, era consenso entre os inconfidentes o fim da escravidão visando o apoio dos escravos à rebelião.
Incorreta: Não era consenso entre os inconfidentes o fim da escravidão. Alvarenga Peixoto defendeu a liberdade dos cativos, mas Álvares Maciel, inconfidente, acreditava que sem escravos não haveria quem trabalhasse nas minas.
C- Os conjurados planejaram instaurar o movimento revolucionário durante a derrama, mas não contavam com a participação da população, pois só os mais ricos seriam atingidos pela cobrança dos impostos atrasados.
Incorreto: além de outras instruções, o governador Visconde de Barbacena, foi responsável também pela cobrança da derrama, imposto a ser pago por cada habitante da capitania. Assim, a derrama afetaria a todos. Porém, mais diretamente sobre o grupo de elite por serem os maiores devedores da coroa. Mas penso que o erro da questão foi afirmar que só a elite seria afetada pela Derrama, que no caso, não foi.
D- Vitorioso o movimento, após a tomada do poder, os revoltosos instalariam governo republicano unitário, seria redigida uma constituição; no plano militar seria utilizado, além do apoio externo, um sistema de guerrilhas.
Correta: A alternativa afirma: “...os revoltosos instalariam governo...” ou seja, refere-se a algum evento que poderia ter acontecido. Essa era a pretensão dos inconfidentes, caso tivessem sido vitoriosos.
O movimento não foi vitorioso , se a partícula "se" fosse adicionada como uma conjunção condicional ficaria mais fácil entender a sintaxe da questão e , a posteriori, a D seria a escolha óbvia .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo