A técnica de auditoria onde o pesquisador observa de maneira...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é identificar a técnica de auditoria que envolve a observação dos fatos no ambiente estudado sem a interferência no mesmo. Essa técnica é fundamental em auditorias para garantir que os dados observados sejam autênticos e não influenciados pela presença do auditor.
Para resolver essa questão, o aluno precisa compreender diferentes tipos de observação usados na auditoria e saber diferenciá-los. A questão testa o conhecimento sobre observação direta e indireta, bem como a capacidade de distinguir entre observação sistemática e assistemática.
Alternativa correta: Observação identificada (A)
A observação identificada é uma técnica na qual o auditor observa de forma direta e espontânea os eventos no ambiente em estudo, registrando o máximo de ocorrências sem interferir ou alterar o ambiente observado. Essa técnica permite ao auditor coletar dados relevantes de forma natural e autêntica.
Alternativas incorretas e justificativas:
B - Observação não-identificada: Essa alternativa sugere uma observação em que os sujeitos não sabem que estão sendo observados, o que não é o enfoque da questão apresentada. A técnica correta visa a espontaneidade sem ocultação.
C - Observação indireta: Indica a coleta de dados não de forma direta, mas através de relatos ou registros, o que contradiz o método de observação direta que a questão descreve.
D - Observação sistemática: Esse tipo de observação envolve um plano e procedimentos predeterminados, o que difere da espontaneidade destacada no enunciado da questão.
E - Observação assistemática: Embora envolva menos estrutura que a sistemática, não se alinha com a ideia de se evitar alterar o ambiente, pois não necessariamente prioriza a espontaneidade.
Compreender a diferença entre esses tipos de observação ajuda no uso eficaz das técnicas de auditoria, permitindo que os auditores coletem informações relevantes sem influenciar o ambiente ou os eventos observados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - A
Boletim do TCU/2010
Técnica de observação direta em auditoria
As formas mais utilizadas de observação direta nas auditorias são:
identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, sendo necessário construir um relacionamento de confiança para evitar o mínimo de alteração no ambiente.
não-identificada: o pesquisador observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem no ambiente em estudo e procura registrar o máximo de ocorrências que interessa ao seu trabalho, porém a comunicação e a informação sobre o trabalho em andamento são feitas somente ao término da visita.
sistemática: o pesquisador elabora plano de observação baseado no conhecimento dos aspectos que são significativos para alcance dos objetivos da observação. Esta forma requer algum conhecimento do problema em estudo para permitir estabelecer as categorias que guiarão a análise da situação.
assistemática: o pesquisador está mais livre, sem fichas ou listas de registro. Geralmente, em visitas exploratórias, utiliza-se essa forma de observação para formar juízo de valor e aumentar o entendimento sobre o objeto auditado. As informações obtidas podem ou não ser registradas formalmente.
GABA a)
Quer mais? Então toma!
Ano: 2018 | Banca: FGV | Órgão: Prefeitura Niterói-RJ
A observação direta é uma técnica de coleta de dados ou informações que utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Entre as formas mais utilizadas de observação direta está a observação identificada.
Nessa forma de observação, o pesquisador
a) Observa os fatos que ocorrem no ambiente e procura registrar as ocorrências que interessam ao seu trabalho, evitando o mínimo de alterações no ambiente.
E por que não a Observação não- identificada?
SE O CIDADAO VAI SE INDENTIFICAR E LOGICO QUE O AMBIENTE VAI SER ALTERADO. QUEM TRABALHA NO SEU ESTADO NATURAL SABENDO QUE ESTA SENDO OBSERVADO.
Se eu entendi... eu cegue!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo